APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 12 de Março 2019 - 15:42

AlfredoPensa vai reunir estudantes para debater a esperança

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 12.03

 
 
Pelo segundo ano consecutivo, o professor Jorge Alves Oliveira e outros educadores da EE Alfredo Reis Viegas promovem o AlfredoPensa, um Encontro de Filosofia que em 2019 terá a esperança como tema.
 
"Nesses tempos marcados pela banalidade da vida, pela liquidez das relações, mas também pelos acenos concretos pró vida protagonizados por muitos jovens  há que se colocar a Esperança  como elemento chave na construção do humano e da civilidade", explica o professor Jorge no convite para a apresentação de trabalhos, já indicando alguns pensadores que vão nortear o Encontro, como a alemã Hannah Arendt, o polonês Zygmunt Bauman e o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.
 
O Encontro segue os moldes de um evento acadêmico clássico; por isso, os professores estabeleceram um prazo para que os participantes apresentem seus trabalhos, que serão recebidos pela Comissão Organizadora até o dia 11 de agosto. 
Já na primeira edição do evento, os organizadores criaram um site, que explica a metodologia acadêmica para os jovens escritores/pesquisadores. Cada aluno participante deverá escrever um texto, inédito e nos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O AlfredoPensa é aberto para estudantes do Ensino Médio, matriculados em cursos regulares, técnicos ou EJA, em escolas públicas e particulares.
 
No ano passado, os participantes debateram "Educação, Trabalho, Gênero e Etnia" e tiveram uma palestra com o professor da UniNove, Marcos Antônio Lorieri, sobre "Juventude e Ensino Médio". 
 
SERVIÇO: AlfredoPensa na Internet: https://alfredopensa.wordpress.com/ 
A EE Alfredo Reis Viegas fica na Rua Olga de Almeida Machado, na Vila Sônia, em Praia Grande
Mais informações, através do telefone (13) 3481 2602 ou do e mail arvpensa@gmail.com
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011