APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 23 de Setembro 2019 - 17:07

Alunos de Sorocaba vencem concurso 'Escola em Quadrinhos' e são premiados por Maurício de Sousa

Marília Moraes*, G1 Sorocaba e Jundiaí - 21.09

Por:

 
 
 
 
Estudantes da escola estadual Gumercindo Gonçalves ficaram em primeiro lugar na categoria do ensino fundamental no concurso, promovido pela Secretaria da Educação do estado.
 
Alunos da escola estadual Gumercindo Gonçalves, de Sorocaba (SP), foram premiados em primeiro lugar no concurso 'Escola em Quadrinhos', promovido pela Secretaria da Educação. A cerimônia ocorreu na última quinta-feira (12), em São Paulo (SP).
 
Em parceira com o Instituto Maurício de Sousa, a proposta, destinada aos alunos dos ensinos fundamental e médio, era de criar uma história em quadrinhos com os personagens do artista sobre o tema 'Alimentação Saudável', através de parâmetros da cartilha divulgada sobre o assunto pelo Ministério da Saúde.
 
A cerimônia contou com a presença do Secretário da Educação, Rosseli Soares. Os alunos Giuliano dos Santos, Matheus de Souza e Arthur Bressani foram os vencedores da categoria 'Fundamental anos iniciais', com a criação da história 'Astronauta em Missão Saudável', sob supervisão da professora de artes Érika Klarosk.
 
"Quando ficamos sabendo sobre o concurso informei toda a escola. Segui orientando os alunos na produção dos quadrinhos buscando trabalhar os conceitos aplicados em sala de aula, como ortografia, recursos gráficos e enquadramento", conta a professora e orientadora.
 
A última fase foi a criação e confecção da história. "Nesta fase as crianças se reuniram em suas casas para a produção das histórias. Antes da finalização total, os alunos me procuram para orientar sobre os últimos acertos", comenta Érika.
 
Em discurso durante a cerimônia de premiação, ocorrida em São Paulo, o cartunista comentou a importância de promover esse tipo de concurso para revelar novos talentos.
 
"Parabenizo os alunos que trabalharam em grupo, como deve ser feito. Estes garotos podem ser nossos futuros cartunistas. A partir de concursos como estes, podemos conhecer meninas e meninos talentosos para trabalhar futuramente conosco", discursou Maurício.
 
Em discurso, o secretário da Educação do estado, Rosseli Soares, agradeceu o apoio do projeto e comentou a importância em estimular a alimentação saudável e a criatividade. "Em milhares de inscrições por todo estado, parabenizo a todos que chegaram até aqui", comentou.
 
Com certificado de participação em mãos e presentes recebidos como prêmio, os alunos comentaram que a jornada não foi fácil. "Erramos várias vezes e conseguimos fazer novamente. Aprendemos muito produzindo o HQ", comentou Matheus.
 
Alunos de Jundiaí entre os finalistas
 
Os alunos da escola estadual Albertina Fortarel, de Jundiaí (SP), ficaram em 10º lugar na premiação com a história 'Magali em Alimentação saudável'.
 
Os alunos Júlia Giacomini, Bruno Giacomini, Elisa Rodrigures, Rodrigo Satori e Felipe Araruna foram orientados pela professora de geografia Luciene Esteca. "Para nós, só de poder estar aqui entre os finalistas já é maravilhoso", comentou a professora.
 
"Nos inspiramos na Magali pelo fato de ela gostar de comida. Na história também me inspirei no meu pai, o grande herói da minha vida", comentou a aluna Elisa.
 
*Colaborou sob supervisão de Paola Patriarca
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011