APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qui, 22 de Setembro 2016 - 16:25

Alunos protestam após troca de merenda por 'bolacha' em Limeira

Por: Do G1 Piracicaba e Região

Alunos protestam após troca de merenda por 'bolacha' em Limeira

Estudantes dizem que tem sido servida apenas laranjas como alimentação.

Diretoria de Ensino diz que situação será regularizada até segunda-feira.

Alunos de sete escolas estaduais de Limeira (SP) realizaram um ato para reclamar a falta do serviço de merenda nas instituições de ensino da cidade nesta quarta-feira (21). Cerca de 800 estudantes, segundo a organização, saíram em passeata e chegaram a fechar o trânsito para chamar a atenção da população. Desde 12 de setembro, o estado serve leite com bolacha nas refeições, após interrupção do trabalho das merendeiras, devido a problemas judiciais com a empresa prestadora do serviço. O prazo para normalização venceu na terça (20).

A Polícia Militar e agentes de trânsito acompanharam a manifestação. Não houve registro de tumultos. O ato começou, por volta das 6h30 desta quarta, em frente à Escola Estadual Castelo Branco, de onde os manifestantes saíram em direção às outras escolas.

Os estudantes percorreram as Ruas Santa Cruz, Carlos Gomes,Tiradentes. Depois seguiram até a rotatória da Avenida Campinas, próximo ao terminal de ônibus urbano e se concentraram na Praça Toledo de Barros.

De acordo com um estudante do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de Limeira, no início de setembro, a escola Castelo Branco serviu apenas laranjas para os alunos.

Em conversa com o G1, José Roberto Varussa, dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Limeira, disse que não é verdade que foi servida apenas laranjas como merenda para os alunos da escola Castelo Branco. Varussa disse que a maioria das escolas da cidade estão servindo normalmente a merenda, mas que em algumas unidades, por conta do cancelamento de contrato da empresa que fazia o serviço de merenda, estão servindo biscoitos e leite com achocolatado para os alunos. O dirigente também diz que tem tomado todas as providências para fazer um contrato de emergência para que o serviço seja reestabelecido e que até a próxima segunda-feira (26) a situação  deve ser normalizada.

Sem merenda

O informativo da interrupção da preparação da merenda na escola foi publicado no site da Diretoria Regional de Ensino. Com a medida, as escolas ficam sem profissionais, conhecidas como merendeiras, para preparar e distribuir a alimentação escolar aos alunos.

Em Limeira, 30 escolas fazem parte da rede estadual de ensino. Em comunicado enviado para a Diretoria Regional de Ensino, a Secretaria da Educação de São Paulo informou que a empresa Especialy, responsável pelo atendimento, não poderá mais prestar serviço porque o pregão eletrônico, em que saiu vencedora no certame, foi anulado.

No texto do comunicado, a Secretaria avisa que os alunos receberão "merenda seca". O termo significa que os alimentos não serão cozidos nas unidades de ensino. Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Educação de São Paulo disse que não há falta de alimentação em qualquer escola da rede estadual de Limeira e as aulas seguem normalmente.

Ainda de acordo com a nota, o fim do contrato com a empresa Especialy Terceirização Ltda. – ME aconteceu devido a problemas judiciais e na documentação apresentada pela empresa para vencer o certame.

A Diretoria Regional de Ensino de Limeira cancelou o contrato firmado a partir de orientações da Consultoria Jurídica da Secretaria da Educação e aplicará as sanções da lei, podendo a empresa ficar proibida de firmar contratos com órgãos públicos. Os contratos da Educação seguem a Lei nº8666/93 e uma nova empresa deverá ser contratada.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011