APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Sex, 22 de Março 2019 - 16:04

APEOESP promove assembleia e ato público nesta sexta-feira

Por: Portal SBN - 21.03

 
Com a adesão de professores em todo o Estado de São Paulo, a APEOESP-Sindicato dos Professores, junto com outros sindicatos, Centrais Sindicais e movimentos sociais, realiza nesta sexta-feira (22), uma grande manifestação contra a Proposta de Emenda Constitucional 6/2019, a PEC da Previdência enviada pelo Presidente da República à Câmara dos Deputados, no dia 20 de fevereiro.
 
Segundo a Apeoesp, caso seja aprovada sem alterações, a proposta desmontará o sistema previdenciário brasileiro, prejudicando a maioria dos trabalhadores e abrindo caminho para os grandes bancos lucrarem com a Previdência Social Pública. Diferente de hoje, ninguém se aposentará sem completar a idade mínima, se mulher 62 anos, se homem 65 anos.
 
"No caso dos professores e dos trabalhadores rurais, a proposta é ainda mais cruel: nenhump rofessor se aposentará antes de completar 60 anos de idade e 30 anos de contribuição. Os professoresda rede pública também precisarão comprovar 10 anos no serviço público e 5 anos no cargo efetivo, no qual quer se aposentar. Todos teremos que trabalhar mais e o cumprimento dessas regras só assegura 60% do salário. Para atingir 100% do teto do INSS (hoje em R$ 5.839,45), será preciso contribuir por 40 anos, inclusive os professores!", afirma a entidade.
 
Soma-se a todos estes problemas, o fato de que contribuir 40 anos para a Previdência Social depois da Reforma Trabalhista do Temer, que ampliou a informalidade e não gerou empregos, e da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os gastos públicos com Saúde e Educação, será praticamente impossível para a maioria dos brasileiros, especialmente os mais jovens.
 
A assembleia será realizada na Praça da República, a partir das 14h, e depois seguirá em passeata até a Avenida Paulista para o Ato Unificado contra a Reforma da Previdência, às 17h, no vão livre do Masp. Dois ônibus sairão com destino a São Paulo, para participar das atividades contra a reforma da previdência. Em Americana, alguns professores farão panfletagens na área de abrangência de sua escola, dialogando com a comunidade escolar, e também na área central da cidade.
 
Na região de Americana, 51 das 80 escolas (Americana, Nova Odessa e Santa Barbara d Oeste) aderiram ao movimento contra a reforma da previdência.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011