APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 10 de Dezembro 2018 - 18:55

Após interdição de escola com cratera, aulas são improvisadas em antigo posto de saúde de Ibaté

Por: G1 - 05.12

 
 
Local foi adaptado com refeitório e salas de aula e será usado até o dia 14 de dezembro. Professores irão dar atividades nos livros e evitarão as que precisam de lousa.
 
Os 263 alunos da escola municipal Maria Luiza, no Jardim Popular, de Ibaté (SP), irão terminar o ano letivo em um antigo posto de saúde. A transferência aconteceu porque o prédio da escola foi interditado depois que uma cratera se abriu no meio da sala dos professores.
 
Segundo a prefeitura, as obras na escola devem terminar entre 15 e 20 dias e os estudantes voltam para o local em 2019.
 
Tubulação de água da chuva
De acordo com o assessor de planejamento e serviços públicos de Ibaté, Daniel Luis Antonio Cardoso, o incidente aconteceu porque uma tubulação de água da chuva que passa debaixo da escola rompeu. "Houve um rompimento da tubulação, ocasionando um desbarrancamento da terra que foi levada embora pelo volume de água", afirmou.
 
A solução será fazer uma nova rede de águas pluviais externa, eliminando a que passa debaixo da escola. De acordo com Cardoso será aberta uma licitação o mais rapidamente possível.
 
Posto de saúde
Até as obras serem concluídas as crianças terão aulas no posto de saúde, que fica a cerca de 180 metros da escola interditada e foi adaptado para recebê-las. No local foi improvisado um refeitório e as salas de aula. O ano letivo termina no dia 14.
 
"As salas de aula estão normais, há banheiro para todos os alunos, o refeitório ficou arrumadinho, as crianças foram bem acolhidas não passarão por transtorno", afirmou a assessora de educação e cultura, Fátima Donizeti Heck Vaz.
 
Os professores também tiveram que adaptar o formato das aulas. "Nesse período nós vamos trabalhar mais com livros didáticos, em que a necessidade de lousa é menor", explicou a professora Rozenei Oliveira Rios de Almeida. A diarista e mãe de aluno Crislaine Silvaficou aliviada quando soube que o filho não ia perder as aulas e aprovou a mudança. "Em questão de segurança aqui é melhor do que lá", afirmou.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011