APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qui, 12 de Abril 2018 - 15:36

Câmara de Araraquara faz 1ª Audiência sobre o 'Escola Sem Partido' nesta quinta (12)

Por: A Cidade ON - 11.04

 

Projeto polêmico divide opiniões: grupos favoráveis e contrários estarão presentes em debate

A Câmara Municipal de Araraquara fará a 1ª Audiência Pública para debater o Programa "Escola Sem Partido" nesta quinta-feira (12), às 19:30. A mesa será presidida pelo vereador Lucas Grecco (PSB), autor do projeto de lei que pretende implementar a medida nas escolas de Araraquara, junto do vereador Elton Negrini (PSDB). O projeto é polêmico e divide opiniões.  

Membros do Programa "Escola Sem Partido" estarão presentes, bem como integrantes do "Escola Sem Censura de Araraquara", contrários ao projeto,  e representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), entre outros. A distribuição de crachás para entrada no plenário será feita a partir das 18h30.  

O programa 

O Programa "Escola sem Partido", é um movimento político criado em 2004 no Brasil que afirma representar pais e estudantes contrários ao que chamam de "doutrinação ideológica" nas escolas. Temas como identidade de gênero e sexualidade no ensino vem sendo combatidos pelo grupo. 

De autoria do senador Magno Malta (PR-ES), o projeto de Lei do Senado 193/2016 foi retirado pelo próprio autor e arquivado em dezembro de 2017 pelo Congresso. Porém, há outro Projeto de Lei, a PL 7180/2014, que tramita na Câmara dos Deputados e pode ser votado ainda este ano na comissão especial criada para analisar o assunto.  

Já o "Escola Sem Censura Escola Araraquara" é formado por professores, alunos e pessoas da sociedade civil que acreditam que não há doutrinação ideológica nas escolas, pois o professor não ensina opinião e sim conteúdo. "O ensino vem do conhecimento acumulado ao longo da história humana, onde currículo e conteúdos são resultados de centenas de anos de pesquisa científica e filosófica", diz uma descrição no perfil do grupo no Facebook.  

Nesse mesmo dia, às 14 horas, o professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense, um dos principais pesquisadores sobre esse movimento no Brasil, estará na Unesp Araraquara, no Anf B, para promover o debate também. A entrada é gratuita. 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011