APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Sex, 20 de Setembro 2019 - 15:47

Com mãos e tinta, alunos de Piracicaba transformam muro de escola estadual em arte

Por: G1 Piracicaba e Região

 
 
Atividade faz parte de projeto que quer aumentar senso de pertencimento da comunidade, e também terá participação de funcionários e moradores do bairro.
 
As mãos da estudante Beatriz Ribeiro, de 14 anos, foram responsáveis por formar parte de um enorme desenho que está sendo feito no muro de uma escola estadual em Piracicaba (SP). Bastou o toque das mãos dela e dos outros colegas na superfície e de tinta para que a arte começasse a tomar forma. "Eu acho fantástico, é um projeto que vai marcar a história da escola. E o fato de trabalhar com arte me agrada muito", diz a adolescente.
 
O novo visual está sendo dado ao muro da Escola Estadual Doutor Prudente, no bairro Cidade Jardim, e faz parte de um projeto que quer aumentar o senso de pertencimento da comunidade escolar. A parte dos alunos durou três dias e terminou na quarta-feira (18).
 
Nas próximas semanas, os professores e moradores do entorno da instituição vão continuar a atividade. A arte deve ficar pronta em outubro.
 
O aluno do 9º ano Gabriel de Oliveira, de 14 anos, ficou empolgado em participar da atividade e a considera uma oportunidade para interagir com outras pessoas da escola.
 
"Achei bem legal, dá pra mostrar que a gente estudou aqui, que se dedicou para melhorar o muro e deixá-lo bonito, preservar a escola", opina.
 
O sentimento de união também marcou a experiência de João de Mello, de 14 anos, ao participar da pintura. "Achei o projeto bem legal, porque envolve os alunos pra fazer uma experiência nova. A gente deixa nossa marca também".
 
Antes de cada dia de pintura, as crianças e adolescentes participaram de uma oficina ministrada pelo ilustrador e caricaturista Camilo Riani. A técnica desenvolvida por ele se chama "Cartoongrafia" e consiste na junção de pequenos elementos para formar uma cena.
 
"É como se tivéssemos um pequeno grão, que seria a mão de cada aluno. E junto a esse grão, você tem o outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos", explica o artista.
 
João de Mello também participou da pintura em muro de escola em Piracicaba.
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011