APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 03 de Novembro 2014 - 17:21

Conselho escolhe período integral e parte da escola reclama

Por: Erika Daykem - Repórter Diário - 31/10/2014

A Escola Estadual Coronel Bonifácio Carvalho, em São Caetano, aprovou através de conselho formado por pais, funcionários, especialistas, alunos e professores, a transformação da unidade em escola de período integral. A votação terminou 22 a 19 pela alteração. Porém, nem todos estão satisfeitos com esta decisão e um manifesto de aluno contra a aprovação da escola já foi realizado.

Segundo a diretora estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e professora afastada da escola, Vera Lucia Zirnberger, a formação do conselho na votação foi irregular. "Não teve um comunicado direto", afirma Vera. Após mandar um requerimento pedindo transparência na decisão, a representante da Apeoesp declarou que a diretora da escola teria afirmando que a ordem de mudança é de cima para baixo.

"Não capacita, simplesmente segura o aluno tempo a mais na escola. O aluno não sai capacitado para nenhum mercado de trabalho", afirma Vera sobre a falta de estruturação do programa de ensino integral. Ela alega que a informação tem que ser passada para os alunos ficarem cientes da escolha.

A Secretária de Educação do estado declara que a decisão para adesão do projeto é decidida através da realização de conselhos da escola, e que não há previsão para a aprovação do projeto. Para a escola se tornar uma unidade de período integral é necessário a reforma estrutural da unidade, readaptar horários e grades de alunos e professores.

A reportagem entrou em contato com a escola estadual Coronel Bonifácio Carvalho, mas ninguém quis se pronunciar até o fechamento desta matéria.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011