APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Sex, 20 de Abril 2018 - 16:12

Discussão de constitucionalidade de projeto polêmico lota Câmara

Por: Diário de Tatuí - 19.04

 
 
 
 
A Câmara de Tatuí recebeu nesta quarta-feira, 18, a reunião mais concorrida do ano, que lotou a casa, com manifestantes pró e contra o projeto de lei 134/2017. Aberta ao público, a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação abriu debate para analisar o projeto, de autoria do vereador Bispo Nilto, que foi chamada de Lei do Machismo.
 
Na sessão de terça-feira, 17, porém, o projeto recebeu a emenda 001/2018, que alterou o texto original, suprimindo a expressão 'igualdade de gênero' e o alcance da lei, que se estendia aos recintos privados, restringindo às repartições públicas. Com a emenda, o projeto busca proibir a manifestação de opinião favorável à chamada 'ideologia de gênero', sob a alegação de proteção às crianças.
 
A sessão foi aberta por Antonio Marcos de Abreu, presidente da Comissão. O primeiro a falar foi o autor do PL, vereador Bispo Nilto. O vereador Nei Loko refutou o projeto, chegando a discutir asperamente com Nilto. Nei, que é militante em prol dos portadores de necessidades especiais, argumentou, entre outras coisas, que o PL iria prejudicar as Apaes na constatação de abuso sexual eventualmente sofrida por seus atendidos.
 
O projeto foi combatido ainda pelo vereador Eduardo Sallum, que mostrou a inconstitucionalidade do projeto, já com decisões nesse sentido pelo STF. Defendeu ainda que as as diretrizes da educação é de competência da União. Maria Izabel Noronha, representando a Apeoesp - Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado, defendeu os direitos constitucionais do professor quanto à pluralidade de ideias e concepções pedagógicas.  Izabel é ex-membro do Conselho Nacional de Educação. A APAE também se manifestou através da professora Dariane, que reafirmou a fala de Nei Loko, e anunciou que está programado para o dia 18 de maio a realização da Oficina da Autodefensoria de Gênero naquele estabelecimento e que o projeto, uma vez transformado em lei, iria prejudicar seus trabalhos.
 
Felipe Giovane falou em nome do PSol - Partido Socialismo e Liberdade, reafirmando a inconstitucionalidade do projeto, e o fato de que nenhuma cidade conseguiu aprovar proposta semelhante: "é um projeto morto", concluiu.  A assistente social Mirna Grando acusou a falta de fundamentação estatística do projeto e a sua não apreciação por parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. "Tenho os dados estatísticos que vocês precisam para tornar esse projeto constitucional ou não", finalizou Mirna. O PL ainda foi combatido por Karolyne Delgado, do Movimento Popular Práxis e do movimento feminista Rosas da Revolução, que procurou desconstruir a fala do autor Bispo Nilto, sendo interrompida pelo presidente da Comissão, Marquinho.
 
O projeto foi defendido por Iago, filho do autor do projeto, que defendeu a constitucionalidade da ideia, embora sem fundamentar seu posicionamento. A propositura também recebeu certo apoio dos vereadores Junior Vaz e Ronaldo Mota. Este cedeu seu horário para nova manifestação do autor. 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011