APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 03 de Abril 2019 - 15:52

Escola pública de Guarulhos distribui apostila com foto de Bolsonaro e Michelle na capa

Prefeitura de Guarulhos disse que material foi produzido pela própria unidade de ensino e que investiga responsável.

Por: Tatiana Santiago, G1 - 03.04

 

Professores da rede municipal de ensino de Guarulhos, na Grande São Paulo, receberam apostilas com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e da primeira-dama Michelle Bolsonaro estampada na capa. A apostila é usada para o planejamento das aulas durante o ano letivo e tem o logotipo oficial da Prefeitura de Guarulhos.

O caso foi registrado na Escola Municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, no mês passado. O material é utilizado apenas dentro da escola pelos professores da rede de educação infantil e ensino fundamental. A apostila traz o planejamento escolar do ano, com o conteúdo que deve ser ensinado aos alunos.

O uso da imagem de um político em um material de ensino oficial é inconstitucional, pois fere o princípio da impessoalidade. O artigo 37 da Constituição de 1988 proíbe os agentes públicos de veicularem nas mensagens oficiais símbolos, nomes ou imagens que possam ser entendidos como promoção pessoal ou partidária.

G1 ouviu professores da escola pública que ficaram incomodados com a situação e decidiram denunciar. De acordo com eles, o material teria sido produzido pelo próprio diretor da unidade. A reportagem tentou falar com o diretor da escola, mas ele não foi localizado.

Questionada, a Prefeitura de Guarulhos informou que o material não foi produzido pela Secretaria da Educação, mas é um "documento interno da unidade, cuja edição, ilustração e conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor".

Em nota, a Secretaria de Educação de Guarulhos informou que foi aberto um processo administrativo e que está em fase de apuração de responsabilidade. "Após a conclusão, as providências cabíveis serão tomadas", diz o texto. A escola já foi comunicada que deve alterar a capa da apostila.

Leia a nota da secretaria na íntegra

"Em resposta aos questionamentos quanto ao material encontrado na unidade de ensino Sophia Fantazzini Chechinatto, a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos esclarece que tomou ciência dos fatos, salientando que não se trata de material elaborado por esta Secretaria, mas sim de documento interno da unidade, cuja edição, ilustração e conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.

A Secretaria de Educação informa ainda que tomará as providências quanto à responsabilidade do autor do material. A escola já foi orientada a alterar a capa, a fim de garantir o cumprimento dos preceitos da Constituição Federal, sobretudo o Princípio da Impessoalidade.

Ressalta, por fim, que toda divulgação por parte da administração pública deve visar somente atuação do órgão, entidades e da própria administração, atendendo ao interesse público e conferindo transparência aos atos praticados."

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011