APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 15 de Janeiro 2018 - 21:22

Estado pressiona professor para aprovar alunos, denuncia Apeoesp

Por: Julio Codazzi / Gazeta de Taubaté - julio.codazzi@gazetadetaubate.com.br

 
 
Denúncia feita pelo sindicato dos professores tem como base gravação de áudio feita durante o conselho final de uma escola, em que diretora da unidade pressiona os docentes para aprovar alunos que estavam com DP; segundo sindicato, prática tem como objetivo melhorar os índices da rede e garantir pagamento de bônus às escolas
 
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) acusa a Secretaria de Educação do Estado de pressionar professores, por meio da diretoria de ensino de Taubaté, para modificar a avaliação final de alunos, com o objetivo de melhorar os índices da rede.
 
A denúncia tem como base uma gravação de áudio feita durante o conselho final de uma escola. Na reunião, a direção da unidade diz que o número de DPs (dependência, quando o aluno é reprovado em uma disciplina e terá que cursá-la novamente no ano seguinte) está elevado e solicita que os professores alterem os resultados.
 
Segundo a Apeoesp, esse tipo de situação é recorrente na rede estadual. A prática objetivaria melhorar os índices de ensino da rede e também de cada escola, para que a unidade recebesse o bônus anual que é dado pelo Estado quando a meta estabelecida é alcançada.
 
“Isso é muito ruim, acaba mascarando a verdadeira situação da educação”, disse o coordenador da Apeoesp em Taubaté, Fernando Borges.
 
GRAVAÇÃO/ O áudio foi gravado na escola Professor Cesídio Ambrogi, no bairro Vila Nogueira.
 
A primeira reunião do conselho ocorreu no dia 19 de dezembro. Dos cerca de 500 alunos do ensino médio, 38 ficaram com DP.
 
No dia 22, foi realizada nova reunião. Foi nesse dia que a gravação foi feita. No áudio, ao qual a reportagem teve acesso, a diretora diz que o supervisor de ensino considerou elevado o número de DPs, levando em conta também que outros 44 alunos abandonaram os estudos naquele ano.
 
O conselho não tem poder para alterar a nota dos alunos. Mas pode decidir por aprovar os estudantes que não alcançaram a média final, que é 5.
 
Na reunião, é isso que a diretora pede que os professores façam. Em um caso citado, o aluno teve notas bimestrais de 1, 4, 2 e 4 na disciplina. Em outro, 1, 3, 5 e 0.
 
Em decisão unânime, os professores se recusaram a alterar as avaliações. Alegaram que a DP é uma forma de dar uma nova chance para os alunos aprenderem determinada disciplina.
 
Contrariada, a diretora diz: “vou ser bem franca. O que não mexer [no conselho], eu vou mexer”.
 
RESULTADO/ Segundo professores ouvidos pela reportagem, na semana seguinte foi divulgada pela direção uma nova lista com resultado final. Pelo menos 15 dos alunos que estavam com DPs apareciam como aprovados sem restrição.
 
Houve revolta dos docentes. “Se tira a DP de um professor, vai desmoralizar o trabalho dele”, afirmou um dos professores.
 
A denúncia foi feita à reportagem no início de 2018. Os professores dizem que no dia 5 de janeiro, dois dias após o jornal cobrar um posicionamento da Secretaria de Educação do Estado, eles foram informados pela direção da escola que a lista de alunos com DPs foi restabelecida.
 
Secretaria de Educação nega que haja orientação para alterar avaliações finais
 
Nenhum representante da direção da escola do bairro Vila Nogueira foi localizado. A unidade está de férias e só retoma as atividades no dia 22 de janeiro.
 
A Secretaria de Educação do Estado alegou que a segunda reunião do conselho da escola, no dia 22, foi motivada pelo alto número de DPs de uma mesma disciplina (História, com 28 DPs), mas argumentou que os resultados não foram alterados e que uma nova reunião será feita “para esclarecer as denúncias”.
 
A pasta afirmou ainda que o bônus é pago com base “no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que leva em consideração, entre outros indicadores, a nota obtida pelos alunos no Saresp, avaliação individual realizada pelos alunos e que mostra seu verdadeiro grau de conhecimento”. Segundo a secretaria, a nota dos alunos durante o ano tem peso pequeno, o que derrubaria a tese da denúncia da Apeoesp.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011