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Sex, 27 de Setembro 2013 - 14:59

Informática para aposentados e cursinho para Concurso em São Bernardo

Por:

A subsede da APEOESP em São Bernardo do Campo está promovendo curso de informática para professores aposentados. As aulas são ministradas às terças.

Aos sábados, a subsede realiza, no Auditório da Diretoria de Ensino de São Bernardo, um curso preparatório para o Concurso Público dos Profissionais da Rede Estadual de Ensino, anunciado pelo Governo do Estado.
Veja aqui a programação com as referências bibliográficas e de legislação de cada palestrante. Onde-se lê DOCENTE, trata-se de uma bibliografia exclusiva do Concurso para professor. As referências para EDUCADOR servem tanto para o Concurso para professor quanto para o de diretor e supervisor de ensino.
As aulas acontecem das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17 horas. Mais informações: Telefones - (11) 4125 6558 / 4332 3913 e e-mail apeoespsbc@terra.com.br.

 

28/09 -

* 8h às 12h - Profª Dra Denise D’Aurea Tardeli

- (DOCENTE) TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria

da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005.

- (DOCENTE) ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.


* 13:00 às 17h - Ms Profa. Maria Immaculada dos Santos Rosati

- (EDUCADOR) TEIXEIRA, Anísio. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. p.3-27.

- (EDUCADOR) GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001.

- (EDUCADOR) BRASIL Secretaria de Educação Especial. Politica Nacional de Educação Especial na perpextiva da educação inclusiva. Brasilia, MEC/SEESP, 2008

- (EDUCADOR) CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

 

05/10

* 8:00 às 12 Ms - Profª Maria Cecília Iannuzzi Ferreira

- (EDUCADOR) CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: Fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.

- (EDUCADOR) LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.

 

* 13h às 17 - Profª Dra Denise D’Aurea Tardeli

· BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares

Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010

· (EDUCADOR) SÃO PAULO. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97. Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental. (Indicação CEE nº 8/97)

· (EDUCADOR) SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2012, p. 7-20.

- BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010)


12/10

* 8h às 12h - Ms Profa. Maria Immaculada dos Santos Rosati

· (EDUCADOR) MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, UNESCO/Cortez

Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000.

· (EDUCADOR) RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.

- (DOCENTE) MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p. 15-38.

 

* 13h às 17h - Ms Profª Maria Cecília Iannuzzi Ferreira

- (EDUCADOR) LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.

- (EDUCADOR) FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

 

19/10

* 8h às 12h - Ms Profa. Maria Immaculada dos Santos Rosati

- (EDUCADOR) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

· (EDUCADOR) SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

- (DOCENTE) ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

* 13h às 17h - Ms Prof Cristiane Gandolfi

- (EDUCADOR) SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.

- (EDUCADOR) BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)

 

26/10

* 8h às 11h - Ms Prof Cristiane Gandolfi

- (EDUCADOR) FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28. n.100 – Especial, p.965-987, out. 2007.

- (EDUCADOR) BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004);

 

* 13h às 15h - Ms Prof. Hugo Allan Matos

- (DOCENTE) SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.

- (DOCENTE) FREURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora DPA, 2003.

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