APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 19 de Março 2019 - 16:28

Livro sobre o pensamento conservador no Brasil tem lançamento na subsede de Poá

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 19.03

 
 
O pesquisador e ativista Weber Lopes Góes lança no próximo dia 29, na subsede da APEOESP em Poá, o livro "Racismo e Eugenia no Pensamento Conservador Brasileiro". O livro da Editora LiberArs analisa a 'proposta de povo' em Renato Kehl, o médico considerado o pai do movimento eugenista no Brasil.
 
Falecido em 1974, o médico chegou a reunir, em conferências, biólogos e outros profissionais adeptos do conceito de melhoramento genético da espécie humana, a chamada eugenia, cujo exemplo extremo foi o Holocausto. Mencionada no subtítulo do livro, a proposta de povo de Renato Kehl era crítica à miscigenação, pregava o branqueamento da população e buscava formas de identificar características raciais e físicas consideradas 'ruins'.
 
Doutorando na Universidade Federal do ABC, Weber Lopes ministra cursos sobre a construção do racismo na sociedade brasileira para educadores, com abordagem das lutas dos movimentos de resistências à escravidão e enfoque na formação do movimento negro brasileiro. O autor, que é um estudioso das bases ideológicas do racismo, é conhecido por estimular o ensino da História da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, previsto na Lei Lei 10.639/03.
 
 
SERVIÇO: Lançamento de "Racismo e Eugenia no Pensamento Conservador Brasileiro", de Weber Lopes Góes
Dia 29 de março de 2019, a partir das 19h00
Subsede da APEOESP em Poá: Rua Hermógenes La Regina, 195 - Centro
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011