APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qui, 31 de Janeiro 2019 - 16:57

Moradores de Ferraz e Mogi reclamam da falta de manutenção em escolas próximo da volta às aulas

Por: Ana Carolina Oliveira e Priscila Tovic - G1 - 28.01

 

Pouco antes da volta às aulas na região, os moradores já reclamam da situação dos prédios que vão receber os alunos. Em uma escola estadual de Mogi das Cruzes, o problema é o mato alto que sai de uma escola estadual, enquanto em Ferraz de Vasconcelos o cenário se repete, mas em uma unidade da prefeitura.

Um telespectador enviou fotos à produção do Diário TV que mostram a falta de manutenção na escola municipal Abílio Secundino Leite, em Ferraz. O mato tomou conta de várias áreas da unidade de ensino, alguns pontos estão destruídos

O mesmo acontece em Mogi, só que em uma escola estadual, na Frei Thimóteo Van de Broeck. Da rua dá pra ver que a situação da quadra de esportes é de paredes pichadas, o mato começa dentro da escola e passa por cima do muro e ainda incomoda quem mora no entorno da unidade.

O autônomo Marcelo Gomes diz que a sensação é de abandono, já que a escola está cheia de mato. "A quadra não tem nem como os alunos aproveitarem. De lá acaba afetando até a gente, porque parece que este bairro não existe", diz Gomes.

O foco é a unidade escolar, mas os problemas no Jardim Esperança não são apenas na instituição de ensino. Em um terreno, além do mato, entulho e muito lixo, por isso os moradores também reclamam.

O aposentado Miguel Cequini diz que nem mesmo no lugar onde o ônibus para a calçada é limpa. "Cadê a calçada? Não tem", enfatiza.

As queixas foram levadas até a prefeitura, que informou, segundo o autônomo que a escola é de responsabilidade do Estado. "Eu sei disso, mas já que está dentro da parte dele, eles deveriam tomar providência", diz o autônomo.

Sobre o caso de Mogi das Cruzes, a Diretoria Regional de Ensino enviou uma nota informando que os serviços de limpeza das áreas externas tinham sido feitos na semana passada, mas não foi o que a reportagem encontrou quando esteve no local, na sexta-feira. Questionada novamente, a diretoria informou que o serviço de limpeza foi realizado no fim de semana.

Já em relação ao caso de Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Educação informou que prevê manutenção de todas as unidades escolares da cidade e a reforma dessa, especificamente, já está em andamento, inclusive o muro está dentro do cronograma de reforma.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011