APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qui, 31 de Janeiro 2019 - 11:51

Moradores de Ferraz e Mogi reclamam da falta de manutenção em escolas próximo da volta às aulas

Por: G1 - Ana Carolina Oliveira e Priscila Tovic

Problemas ocorrem nas escolas municipal Abílio Secundino Leite, em Ferraz, e na Frei Thimóteo Van de Broeck, em Mogi.

Pouco antes da volta às aulas na região, os moradores já reclamam da situação dos prédios que vão receber os alunos. Em uma escola estadual de Mogi das Cruzes, o problema é o mato alto que sai de uma escola estadual, enquanto em Ferraz de Vasconcelos o cenário se repete, mas em uma unidade da prefeitura.

Um telespectador enviou fotos à produção do Diário TV que mostram a falta de manutenção na escola municipal Abílio Secundino Leite, em Ferraz. O mato tomou conta de várias áreas da unidade de ensino, alguns pontos estão destruídos

O mesmo acontece em Mogi, só que em uma escola estadual, na Frei Thimóteo Van de Broeck. Da rua dá pra ver que a situação da quadra de esportes é de paredes pichadas, o mato começa dentro da escola e passa por cima do muro e ainda incomoda quem mora no entorno da unidade.

O autônomo Marcelo Gomes diz que a sensação é de abandono, já que a escola está cheia de mato. “A quadra não tem nem como os alunos aproveitarem. De lá acaba afetando até a gente, porque parece que este bairro não existe”, diz Gomes.

O foco é a unidade escolar, mas os problemas no Jardim Esperança não são apenas na instituição de ensino. Em um terreno, além do mato, entulho e muito lixo, por isso os moradores também reclamam.

O aposentado Miguel Cequini diz que nem mesmo no lugar onde o ônibus para a calçada é limpa. “Cadê a calçada? Não tem”, enfatiza.

As queixas foram levadas até a prefeitura, que informou, segundo o autônomo que a escola é de responsabilidade do Estado. “Eu sei disso, mas já que está dentro da parte dele, eles deveriam tomar providência”, diz o autônomo.

Sobre o caso de Mogi das Cruzes, a Diretoria Regional de Ensino enviou uma nota informando que os serviços de limpeza das áreas externas tinham sido feitos na semana passada, mas não foi o que a reportagem encontrou quando esteve no local, na sexta-feira. Questionada novamente, a diretoria informou que o serviço de limpeza foi realizado no fim de semana.

Já em relação ao caso de Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Educação informou que prevê manutenção de todas as unidades escolares da cidade e a reforma dessa, especificamente, já está em andamento, inclusive o muro está dentro do cronograma de reforma. 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011