APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Sex, 16 de Março 2018 - 17:38

Presidente Estadual da Apeoesp Visita Catanduva nesta quinta-feira

Por: Karla Sibro - O Regional - 15.03

 
 
 
 
A sindicalista Maria Izabel Azevedo Noronha, popularmente conhecida como Bebel, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) estará em Catanduva nesta quinta-feira (15). A presidente estará reunida com a categoria às 15 horas, na sede da Apeoesp. A visita faz parte do roteiro de atividades da sindicalista que estará na região. Nesta quinta também passará por Votuporanga no período da manhã e às 18 horas, no Teatro Municipal de Ariranha para participar de encontro de professores.
 
Amanhã (16), Bebel estará na inauguração do Centro de Referência do Aposentado da Apeoesp em Ibirá, às 14 horas.
 
Conforme informações de Bebel, em entrevista ao jornal O Regional, a visita tem como objetivo ouvir a categoria e avaliar as campanhas e proposta de luta para 2018.
 
“Quero dialogar com professoras e professores e também com a sociedade sobre a situação atual da educação pública estadual e a luta pelo atendimento das necessidades e reivindicações da nossa categoria, visando sempre à qualidade do ensino.
 
Queremos conversar sobre nossa campanha salarial e educacional e também sobre a campanha pela qualidade da educação pública no estado de São Paulo, que a APEOESP lançará em parceria com outros segmentos da sociedade até o dia 6 de abril”, informa.
 
Em 2018, a novidade de luta abraçada pela categoria é pela qualidade na educação estadual.
 
“A APEOESP dá continuidade à defesa da categoria, mas a grande novidade é mesmo a campanha pela qualidade da educação. Com ela, queremos amplificar a denúncia sobre as deficiências do ensino público em nosso estado, mas, fundamentalmente, mostrar à sociedade que existem saídas para a questão estrutural das escolas, para a questão curricular, para a gestão democrática (que hoje praticamente inexiste), para a modernização das nossas escolas, que basicamente são as mesmas desde que D. João VI aqui chegou: giz, lousa, apagador. A escola pública não incorpora os avanços tecnológicos e se distancia da realidade de seus estudantes”, ressalta Bebel.
 
A sindicalista ressalta ainda que há anos a categoria luta por melhorias tanto na questão salarial quanto na questão de qualidade no ensino público e que já enfrentou muitos desafios e que continuarão até a educação ser vista como prioridade no Brasil e os professores respeitados.
 
“Conquistamos na justiça 10,15% de reajuste salarial, que o Governo do Estado postergou, mas perdeu recursos em todas as instâncias e terá que pagar. O governo também teve que mandar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que reajuste nossos salários em 7%, pois estamos há quase quatro anos com os salários estagnados. Conseguimos alterar alguns pontos importantes no processo de atribuição de aulas, mas há muito a melhorar neste aspecto”, avalia.
 
Para a sindicalista, a categoria conquistou um feito importante neste ano, onde 3 mil professores de educação básica I serão chamados para atuarem.
 
“Como resultado da nossa luta, haverá uma chamada de 3 mil professores de educação básica I para 2.108 vagas em todo o Estado. Ingressamos com ação judicial para que sejam chamados 15 mil professores de educação básica I. Também conseguimos que os professores temporários (categoria O) permanecesses 40 dias afastados após o vencimento de seus contratos, em dezembro.  Originalmente, teriam que permanecer 180 dias afastados.
 
Queremos o cumprimento da meta 17 do Plano Nacional e do Plano Estadual de Educação, que determina que os salários dos professores não podem ser inferiores à média salarial dos demais profissionais com formação de nível superior. Queremos condições de trabalho. Queremos participação efetiva na formulação e gestão do projeto político-pedagógico das escolas, como determina a LDB. Queremos plano de carreira que verdadeiramente valorize o professor desde o ingresso até a aposentadoria. Queremos, enfim, o cumprimento integral do Plano Estadual de Educação, que também foi uma conquista da nossa luta, juntamente com outros segmentos sociais, por meio do Fórum Estadual de Educação”, conclui Bebel.
 
SERVIÇO
A sede da Apeoesp está localizada na Rua Morro Agudo, 376, no Parque Iracema, próximo a Escola Estadual Nestor Sampaio Bittencourt. O encontro com os professores em Catanduva está programado para começar às 15 horas, nesta quinta-feira.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011