APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 26 de Março 2019 - 15:49

Situação de escola em Sorocaba preocupa pais de alunos

Por: G1 - Sorocaba e Jundiaí - 25.03

 
 
Escola estadual localizada no bairro Habiteto está sem manutenção e com higiene precária. Secretaria da Educação diz que reforma está programada para os próximos meses.
 
Pais de alunos estão preocupados com a situação em que se encontra a Escola Estadual "Professora Wanda Costa Daher", no bairro Habiteto, em Sorocaba (SP). A manutenção está vencida e o ambiente deixa a desejar.
 
A mãe de um dos alunos filmou e divulgou os problemas da escola. No banheiro, a higiene é precária. Pias se encontram quebradas, sem encanamento. Paredes pichadas, bebedouros sujos, móveis e bancos quebrados, mofo na parede e plástico no vaso sanitário para improvisar uma vedação são alguns dos problemas que causam transtornos na escola.
 
O supervisor regional de ensino de Sorocaba, Marco Aurélio Ruy, esclarece que a Secretaria da Educação está ciente dos problemas e que a escola passou por uma manutenção recentemente.
 
"A limpeza da escola é feita por uma empresa terceirizada. Vamos notificar e solicitar uma retratação para saber o motivo", afirma.
 
O supervisor ainda relata que uma reforma foi feita recentemente na escola.
 
"Em 2017 foi feita uma reforma, em 2018 foi feita uma manutenção. Este ano está programada uma nova reforma avaliada em R$ 300 mil. Fizemos o pedido no ano passado, já foi aprovado e agora espera pela liberação e os processos burocráticos. A previsão de início é para os próximos meses, mas ainda não tem uma data certa."
 
Questionado sobre o acompanhamento da Secretaria da Educação quanto às condições das unidades, o supervisor afirma que a responsabilidade de reportar a situação é dos diretores das escolas.
 
"O diretor da escola é o nosso maior fiscal. Também temos supervisores que visitam semanalmente a escola. Todas as escolas são orientadas a pedir orientações a nós, com visita do supervisor. Agora, o secretário estadual está realizando grandes encontros com todos os diretores pessoalmente para poder conversar melhor, sendo uma oportunidade de pedir pessoalmente pela sua escola", conta.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011