APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Ter, 01 de Dezembro 2015 - 21:10

Comando dos estudantes se reúne e Apeoesp prepara assembleia na Paulista

Secretário de Educação cancela avaliação e bônus para 150 escolas ocupadas

Por: Portal Brasil Notícia - 25.11

 

Nesta-quarta-feira, o ‘Comando das Escolas Ocupadas’, formado por estudantes que representam as unidades onde ocorrem manifestações dos secundaristas na capital, faz uma reunião para definir o rumo das ocupações, depois que o TJSP proibiu, em decisão unânime, que haja reintegração por parte do governo estadual.

Números atualizados indicam que as ocupações chegaram a 150 unidades escolas estaduais, em todo o estado.  Segundo o comando, a reunião “é uma tentativa de unificar as ocupações de escolas em torno da luta contra a reorganização escolar”, que atingiria 754 unidades, com fechamento ou redução de ciclos, envolvendo 311 mil alunos e 74 mil professores. As ocupações são apoiadas por pais, professores e funcionários das escolas atingidas.

Além disso, os secundaristas debatem como será a participação dos estudantes na próxima assembleia da Apeoesp (sindicato dos professores) na próxima sexta-feira (27), às 14 horas, no Vão Livre do MASP, na Av. Paulista.

Segundo a Apeoesp, a assembleia será realizada em um dia de paralisação das aulas no ensino público estadual, contra a “bagunça da Secretaria de Educação”.

 Depois da assembleia, professores, alunos e funcionários das escolas estaduais farão o chamado ‘Grito’ pela educação pública. O objetivo do ato é “garantir empregos, vagas e educação de qualidade para nossos estudantes”, segundo a presidente da entidade, Maria Izabel Azevedo Noronha.

Em atos anteriores, marcados por extrema tensão entre professores e o governo Alckmin, houve violenta repressão da Policia Militar aos manifestantes pacíficos.

Avaliação

Ainda nesta quarta-feira ocorre o último dia de aplicação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo), mas por pressão de estudantes, apoiados pela Apeoesp, a Secretaria da Educação do Estado decidiu cancelar as provas nas escolas ocupadas por secundaristas..

 Um bônus em dinheiro é pago pela Secretaria de Educação para escolas superarem as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), aplicado no ensino fundamental e médio.

 O secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, afirmou que nas escolas ocupadas que não concluírem o Saresp os professores ficarão sem bônus. "Não saberemos se elas atingiram a meta ou não. Em consequência, não haverá o pagamento dos bônus aos servidores".

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011