APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Ter, 01 de Dezembro 2015 - 17:38

Tico Santa Cruz visita escola ocupada em SP: 'É um movimento histórico'

Vocalista dos Detonautas foi à E. E. Caetano de Campos, na Aclimação. Protesto de estudantes já dura 18 dias e atinge mais de 180 escolas.

Por: G1 - 27.11

 

O músico Tico Santa Cruz, vocalista da banda de rock Detonautas, visitou a ocupação da EE Caetano de Campos, na Aclimação, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (27). Ele aproveitou e fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. O músico disse apoiar a ação dos alunos.

"É uma atitude que vale muito a pena, serve para quebrar um paradigma no Brasil de que os alunos não têm interesse pela escola e a comunidade não está associada a uma leitura mais dinâmica e apropriada da educação", disse Santa Cruz. "O que está acontecendo em São Paulo é um movimento histórico que vai certamente repercutir no Brasil inteiro e servir para que outras escolas possam seguir de exemplo e que a gente possa de fato fazer algo pela educação pública do país."

G1 acompanhou a visita e conversou com o músico, que cursou ciências sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apesar de não ter concluído o curso, ele é militante social e tem acompanhado as movimentações estudantis. Tico Santa Cruz, que na verdade se chama Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo, de 38 anos, aproveitou a viagem até São José dos Campos, onde fará show neste fim de semana, e fez uma rápida parada na ocupação.

É bom ver um movimento como esse nas escolas. São os estudantes que primeiro deveriam ser ouvidos, o movimento estudantil tem de ser combativo. Acredito muito que os estudantes têm a mente aberta para debate e são protagonistas da discussão sobre educação", afirmou.

"Na minha época de escola, na década de 1990, era muito punk. Eu estudei em escola particular, que tem outra dinâmica. Se fosse em outros tempos seria diferente. Hoje as redes sociais ajudam muito", disse ele. Tico Santa Cruz disse que espera que se chegue a uma conclusão que agrade aos alunos e que se possa dar andamento ao ano letivo.

O número de escolas ocupadas em São Paulo subiu para 182, informou a Secretaria Estadual de Educação na manhã desta sexta-feira (27). Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), são 193 escolas ocupadas no estado.

As ocupações ocorrem em protesto contra a reestruturação da rede de ensino do governo Geraldo Alckmin. As ocupações completam 18 dias nesta sexta.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011