APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2016

Voltar

Seg, 21 de Novembro 2016 - 21:19

'A escola atual está fadada ao fracasso', diz educador José Pacheco

Por: Julia Chaib - Correio Braziliense - 20/11

 
Educador português critica o sistema educacional como um todo e discorda da reforma proposta para o ensino médio
 
Fundador da Escola da Ponte, no distrito do Porto, em Portugal, tida como referência no mundo como um modelo inovador, o educador José Pacheco é incisivo ao expressar opinião sobre a proposta do governo brasileiro para a reforma do ensino médio: “É um disparate”. Ao discordar da medida, porém, Pacheco questiona o sistema como um todo. “Em uma aula, nada se aprende. Prova não prova nada”, provoca. Para o pedagogo, a reforma é feita com base em um modelo de aprendizagem do século 19 e qualquer mudança elaborada nesse método terá como destino o fracasso.
 
A escola da qual é fundador em Portugal não tem muros, portas ou salas de aula. Para Pacheco, o modelo de aprendizagem deve ser baseado na ética e na formação do aluno como cidadão e participante de uma comunidade. Criada em 1976, a escola tampouco é dividida em aulas, séries ou tem provas como modelo de avaliação. E Pacheco garante que o aluno aprende todo o conteúdo curricular do mesmo jeito por meio de roteiros de pesquisa.
 
Pacheco comenta ainda as ocupações das escolas por alunos, dos quais diz ter muito orgulho, mas pondera que são os sujeitos errados a se manifestarem. “Deveriam ser os professores a ocupar os edifícios”, afirma. Para o pedagogo, para que se tenha uma verdadeira mudança na educação é necessário dar autonomia aos professores e alunos e questionar o modelo como um todo.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011