APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2016

Voltar

Qui, 24 de Novembro 2016 - 11:04

Alunos contra PEC 55 e reformas no ensino ocupam escola em São José

Grupo de estudantes invadiu escola por volta das 6h desta terça-feira (22). Polícia Militar foi acionada e acompanha a manifestação dos alunos.

Por: G1 Vale do Paraíba e Região

 
Um grupo de alunos ocupou na manhã desta terça-feira (22) a escola estadual Benedito Matarazzo, na zona sul de São José dos Campos. Os estudantes protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que impõe limite aos gastos públicos e contra mudanças no ensino médio.
 
Segundo estudantes do colégio, os manifestantes chegaram por volta das 6h, quebraram cadeados e ocuparam a unidade. Faixas no portão anunciam que a unidade está ocupada e o portão é bloqueado por caixotes de madeira.
 
Funcionários e professores foram surpreendidos com o bloqueio no início do expediente, por volta das 7h. Eles foram impedidos de entrar e até às 8h30 as aulas estavam suspensas.
 
A reportagem do G1 tentou contato com os ocupantes, mas não obteve retorno até a publicação. Em uma página no facebook, os estudantes divulgam a causa e pedem apoio e a doação de lanches para os que participam da ação.
 
“A E.E. Benedito Matarazzo é a primeira escola de São José dos Campos-SP a ser ocupada contra a Pec 55 e a MP 746. Estamos na luta por uma educação que nos ensine a pensar e não obedecer”, diz uma das postagens.
 
Nas redes, eles avisam que cerca de 30 alunos ocupam a escola neste momento. A Polícia Militar foi acionada pela direção da escola e acompanha a ação.
 
A Secretaria Estadual de Educação informou que cerca de 20 alunos estão na unidade em protesto e que, por causa da ocupação, as aulas no período da manhã foram suspensas.
 
A pasta ainda informou que negocia com os alunos para que a escola seja liberada até o período da tarde e que a aula suspensa será compensada. A secretaria não informou quantos alunos deixaram de ter aula nesta manhã.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011