APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2016

Voltar

Qua, 24 de Agosto 2016 - 15:47

Lançamento Nacional A ESCOLA TOMA PARTIDO (documentário)

Nesta sexta feira 26 de agosto, às 18:30 horas e com entrada franca, no Auditório da APEOESP

Por:

 
Lançamento do documentário
A ESCOLA TOMA PARTIDO
uma resposta ao Projeto de Lei Escola sem Partido
 
   Nesta sexta feira 26 de agosto, às 18:30 horas e com entrada franca, no Auditório da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de Sao Paulo, Praça da República, 282, Centro), será lançado o documentário A ESCOLA TOMA PARTIDO, uma resposta ao PL Escola sem Partido dirigido pelo cineasta argentino-brasileiro Carlos Pronzato, que também assinou recentemente o documentário "Acabou a Paz, isto aqui vai virar o Chile, Escolas ocupadas em São Paulo" de enorme sucesso no país.
 
   O Brasil está discutindo intensamente o Projeto de Lei Escola Sem Partido, que pretende "eliminar a doutrinação da sala de aula". Através dos depoimentos de educadores e especialistas, o documentário responde de maneira crítica ao retrocesso proposto no Projeto de Lei do Senado n. 193 de 2016 de autoria do senador Magno Malta (PR/ES) expondo as contradições e ameaças que nascem em uma sociedade que pretende amordaçar seus professores.
 
Após a exibição do filme haverá um debate com:
Maria Izabel Noronha (Bebel), Presidenta da APEOESP
Angela Meyer, Direção Executiva da UJS
Magdalena Guasco Peixoto, Coordenadora Nacional da CONTEE
Débora Goulart, Professora Doutora UNIFESP
Carlos Pronzato, Cineasta, Diretor do documentário
 
Convidada de honra: 
Sra. Nita Freire, Doutora em Educação (viúva de Paulo Freire)
 
 
 
Ficha Técnica:
Direção, Produção e Roteiro: Carlos Pronzato
Edição: Renato Bazán
Câmera e Entrevistas: Carlos Pronzato
Consultoria: Severino Honorato
Assistência de Produção: Teo Cháves
Pesquisa: Nil Azevedo
Designer: Ricardo Malagoli
Assessoria de Imprensa: Carola Beresi González
Ano: 2016
Duração: 50 minutos
Realização: La Mestiza Audiovisual
 

Sobre Carlos Pronzato


Argentino residente no Brasil, Carlos Pronzato é poeta e cineasta dedicado especialmente a temas sociais e políticos. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e com o protagonismo popular. Dentre seus mais de 50 documentários destacam-se "O Panelaço, a rebelião argentina", "Bolívia, a guerra do gás", "A Bahia de Euclides da Cunha”, "Buscando a Salvador Allende", "Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia", “Madres de Plaza de Mayo, verdade, memória e justiça”, "Marighella, quem samba fica quem não samba vai embora", “A Rebelião dos Pingüins, estudantes chilenos contra o sistema”, "Pinheirnho, tiraram minha casa, tiraram minha vida", "Mapuches, um povo contra o Estado", "A partir de Agora, as Jornadas de Junho 2013", "Divida Pública Brasileira, a Soberania na Corda Bamba". Entre outras importantes distinções  recebeu, em 2008, o prêmio da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais) e em 2009, na Itália, o prêmio Roberto Rossellini.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011