APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2016

Voltar

Seg, 11 de Abril 2016 - 15:21

Professores da rede estadual entram em 'estado de greve', diz Apeoesp

Presidente do sindicato disse que haverá nova assembleia no dia 29. Categoria aguarda pagamento de bônus antes de iniciar paralisação.

Por:

 

Professores da rede pública estadual de ensino estão em “estado de greve”, anunciou o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, disse ao G1 em entrevista por telefone neste sábado (9) que a categoria vai realizar nova assembleia em 29 de abril.

A possível paralisação de professores e o calendário de greve devem ser anunciados durante próxima assembleia. Até lá, as aulas na rede estadual devem ocorrer normalmente.

Durante o “estado de greve”, os profissionais ligados ao principal sindicato da categoria pretendem visitar escolas para pedir o apoio de pais e alunos.

“As atividades explicarão os protestos da categoria: a questão salarial, os desvios da merenda e a sua qualidade, o fechamento de salas de aula, as condições de trabalho, e o direito à licença para tratamento de saúde, porque o professor é descontado até conseguir a autorização”, disse Maria Izabel.

A presidente da Apeoesp disse ainda que paralisação será decidia apenas na próxima assembleia, porque uma parcela dos professores aguarda o bônus prometido pelo governo, que deve ser pago no próximo dia 15.

“Vamos decidir a paralisação apenas no dia 29, na Avenida Paulista. Se deliberarmos a greve agora, a parcela de professores que aguarda o bônus não adere e a manifestação já começaria dividida”, afirmou.

Entre as reivindicações da Apeoesp está o reajuste salarial relativo à inflação do período desde o último reajuste, em 2014.

Bônus
O secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, afirmou que o bônus por mérito aos professores da rede estadual de ensino será pago ainda na primeira quinzena de abril. O benefício será pago a 223.875 servidores, dos quais 179.162 são professores. O valor será, em média, de R$ 2.008,73, segundo o secretário.

Compromisso dos professores
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado informou que se mantém "aberta ao diálogo" e "confia no compromisso dos professores com seu alunado".  O órgão informou que não há fechamentos de sala e que colabora com as investigações do Ministério Público sobre a fraude da merenda. Veja a nota:

"A Secretaria da Educação do Estado se mantém aberta ao diálogo e confia no compromisso dos professores com seu alunado. Cabe esclarecer que a reportagem erra ao reproduzir o discurso do sindicato sobre a estrutura, superlotação de salas e fechamento de classes.
As unidades de ensino continuam recebendo matrículas de alunos que desejam ingressar na rede e realizam o atendimento de toda a demanda. Portanto, não há fechamento de classes, uma vez que as escolas abrem turmas de acordo com a quantidade de estudantes matriculados, obedecendo aos módulos de 30, 35 e 40 alunos para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, respectivamente.

Sobre a Operação Alba Branca, a Pasta reafirma que tem total interesse no resultado das investigações do Ministério Público e da Polícia Civil e ratifica que está colaborando com todos os esclarecimentos necessários. Internamente, há um processo administrativo em andamento, que tem sido acompanhado por um representante da Corregedoria Geral da Administração."

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011