APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2017

Voltar

Ter, 23 de Maio 2017 - 18:43

Preconceito e criminalização da juventude serão temas de Seminário na USP

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 23.05

 
 
O Instituto de Saúde, a Defensoria Pública e a Faculdade de Direito da USP vão realizar, entre os dias 07 e 09 de junho, o I Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades. Em pauta, a violência e a criminalização dos jovens pobres e negros nas periferias da América Latina. 
 
Especialistas vão abordar as seguintes questões: "juvenícidio na América Latina e Europa", "a cor do homicídio", "os meios de comunicação como fomentadores do medo e do preconceito racial e os movimentos de resistência", "encarceramento em massa: símbolo do Estado Penal", "criminalização da juventude e as políticas de drogas" e "racismo institucional".
 
Segunda a professora da rede estadual e psicóloga Marisa Fefferman, é crescente o número de jovens na América Latina vivendo em situação de vulnerabilidade, agravada pela turbulentas condições socioeconômicas da região. "Esse quadro provoca grande tensão social e fomenta a violência e a criminalidade", analisa a psicóloga, que é uma das organizadoras do Seminário.
 
O evento tem como objetivo lançar o Observatório de Proteção e Resistência contra o Genocídio, projeto que envolve diversos movimentos da sociedade civil; entre eles a Pastoral da Juventude, Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas, Mães da Zona Leste e o Movimento Negro Unificado, além da EE Rui Bloem e grupos de secundaristas.
 
SERVIÇO:
 
I Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades: Homicídios, encarceramento e preconceitos
 
De 07 a 09 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP
(Largo São Francisco, 95, Centro)
 
As inscrições são gratuitas e garantem certificado aos participantes. 
Para a obtenção do certificado, é necessário inscrever-se previamente através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1wH_Q1W-c1v-mgQrIEYQkUmlVubSUS6l8-U68_E2j9ZA/
 
Mais informações: (11) 3116 8569.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011