APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2018

Voltar

Qui, 20 de Dezembro 2018 - 17:38

Brasil é o país onde os professores são mais desrespeitados

Por: Revista Época - 19.12

 
 
Índice de status de educadores do país é 1 - e isso em uma escala que vai até 100
 
O Índice Global de Status do Professor de 2018, realizado pela organização não-governamental Fundação Varkey, revela que o Brasil é o país em que os professores são mais desrespeitados. Numa escala que vai de 0 a 100, o Brasil recebeu uma pontuação de 1, enquanto a China marcou 100.
 
O objetivo do estudo é identificar o nível de respeito por professores e a posição social desses profissionais em 35 países. Para fazer o cálculo, a Fundação Varkey examina o perfil do respeito ao professor; o desejo de ter a profissão de professor; o entendimento do status social do professor no país; e o respeito dos alunos ao professor.
 
Abaixo da China estão a Malásia, com um índice de 93,3, Taiwan, com 70,2, e Rússia, com 65. Na laterna, mas ainda assim bem acima do Brasil, está Israel, que obteve o índice de 6,5. O resultado do estudo de agora não difere muito da última edição do Índice Global de Status do Professor, publicado em 2013. Na ocasião, o Brasil também apareceu como o pior país entre todos.
 
O Japão e a Suíça, no entanto, tiveram um salto de mais de 20 pontos entre a edição de 2013 e a de 2018. A Grécia, por outro lado, teve queda de 25 pontos. A diferença entre um ano e outro pode ser vista em detalhes no documento da Fundação Varkey.  A Ásia se destaca no estudo como a região em que a profissão de professor tem o maior status. China, Malásia, Taiwan e Indonésia respeitam seus professores mais do que qualquer país europeu. 
 
Futuro do trabalho
 
O Fórum Econômico Mundial observa que as rápidas mudanças no mercado de trabalho, que emprega cada vez mais robôs para realizar funções desempenhadas por humanos, também trarão desafios para os educadores, que terão de preparar seus alunos para esse novo cenário.Em estudo divulgado em setembro, a organização alerta para a necessidade de melhorias nos sistemas de educação e de treinamento, ao lado de políticas governamentais e práticas corporativas que ajudem a preparar a sociedade para esse novo capítulo.
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011