APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2018

Voltar

Ter, 18 de Setembro 2018 - 16:45

Escolas poderão exibir gratuitamente documentário sobre luta dos trabalhadores

Por: Thales Castilho - APEOESP - 18.09

 
 
O documentário “Chão de Fábrica” terá lançamento nacional nesta sexta, 21 de setembro. Dirigido por Renato Tapajós, o filme retrata o protagonismo dos trabalhadores na História recente do Brasil.
 
A sessão de lançamento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC acontece a poucos dias das eleições 2018, em um momento marcado por violentos ataques aos direitos dos trabalhadores. Por isso, o documentário de Renato Tapajós é uma imperdível aula de História do Brasil: sociólogos e sindicalistas defendem, no filme, o legado de lutas históricas, principalmente a partir das greves no ABC paulista, durante as décadas de 70 e 80.
 
Narrado pelo ator José de Abreu, o filme é baseado em uma série homônima produzida para a televisão, em 13 episódios sobre a história do Novo Sindicalismo brasileiro. Os entrevistados relacionam a luta sindical às políticas econômicas dos diferentes governos das últimas décadas.
 
O diretor Renato Tapajós é também escritor, jornalista e notório ativista político. Considerado umas das principais referências do cinema documental do Brasil, Tapajós já retratou em sua extensa obra, as ações da ditadura militar, os movimentos sociais e a luta sindical. O cineasta foi premiado em Festivais de Cinema, na Alemanha, no Brasil e em Cuba.  
 
O filme será lançado pelo Laboratório Cisco, uma produtora de documentários sediada em Campinas e que há 15 anos prioriza temas relacionados aos movimentos sociais e sindicais, à cultura popular e aos direitos humanos. Por isso, "Chão de Fábrica" será disponibilizado gratuitamente na web, depois do lançamento, para exibição em sindicatos, escolas, universidades e fábricas.
 
Os produtores empenharam-se em criar um filme, que é uma ferramenta de politização de trabalhadoras e trabalhadores, dada a clareza e a profundidade de argumentação do roteiro. "Queremos instrumentalizá-los, com uma visão crítica sobre a história do Novo Sindicalismo e as reverberações que ele causou na política", explicam.
 
 
SERVIÇO:  “Chão de Fábrica” estreia no dia 21 de setembro
Sessão gratuita´às 18H00
Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Rua João Basso, 231, Centro - São Bernardo do Campo/SP)
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011