APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2018

Voltar

Qui, 24 de Maio 2018 - 17:07

Evasão escolar é realidade em muitas cidades brasileiras

Por: Profissão Repórter (TV Globo) - 24.05

 
Profissão Repórter investiga por que crianças e adolescentes abandonam a escola em Fortaleza, São Paulo e Arapiraca, AL.
 
Dois milhões e meio de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Apenas 76% dos jovens concluem o ensino fundamental e 58% terminam o ensino médio. Com dados tão alarmantes, o Profissão Repórter investiga por que esses jovens estão abandonando a escola. 
 
Em Jangurussu, bairro mais pobre e mais violento de Fortaleza, a guerra entre facções criminosas apavora os moradores e aumenta a evasão escolar. No ano passado, 72 pessoas foram assassinadas no bairro - 19 eram estudantes adolescentes. Segundo Vânia Ventura, diretora da maior escola municipal do bairro, a violência afetou muito a frequência dos alunos. Em 2017, o ano escolar começou com 252 alunos. Esse ano, a escola tem menos de 200.
 
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação, Alagoas é o estado com a maior evasão escolar no ensino fundamental do país. No município de Arapiraca está um dos piores índices. Desinteresse, trabalho, gravidez e violência são as quatro principais causas de abandono da escola.
 
Em uma praça da Zona Leste de São Paulo, é possível ver adolescentes que abandonaram os estudos ou que raramente vão à escola. Eles alegam falta de interesse, motivação e diálogo. Para tentar reverter essa situação, Carolina Monteiro, coordenadora de uma escola, percorre o bairro e bate de casa em casa para trazer os alunos de volta aos estudos.
 
Confira a íntegra do programa:
http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2018/05/evasao-escolar-e-realidade-em-muitas-cidades-brasileiras.html
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011