APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2018

Voltar

Sex, 10 de Agosto 2018 - 16:02

Sindicalismo manifesta-se em todo o País por emprego, direitos e aposentadoria

Por: Repórter Sindical

 
 
Centrais Sindicais e movimentos sociais realizam hoje, em todo o Brasil, o “Dia do Basta” – movimento que tem por objetivo mostrar à sociedade que o País precisa de mais empregos, preservar direitos e garantir aposentadoria digna.
 
Será um dia nacional de mobilizações e paralisações. Em pelo menos 17 Estados, estão previstos atos públicos, que devem ocorrer em até 42 das maiores cidades brasileiras. As manifestações começaram já na madrugada desta sexta (10), com protestos em portas de fábricas, garagens dos transportes públicos e outros locais de trabalho.
 
"Estamos passando por momentos difíceis e só com a união do movimento sindical e dos trabalhadores poderemos superar essas adversidades. Não dá mais pra aceitar o desemprego, a retirada de direitos e os ataques ao sindicalismo", afirma Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
 
Atos - Em São Paulo, a concentração está marcada para as 10 horas em frente à Fiesp, na avenida Paulista. Ontem, as entidades reforçaram a convocação para o ato, com a distribuição de panfleto à população nas estações terminais do metrô.
 
Wagner Fajardo Pereira, diretor do Sindicato dos Metroviários, disse à Agência Sindical que a panfletagem, além de convidar a população, denunciou as privatizações no Metrô e da Sabesp (saneamento). “Muita gente se mostrou interessada em participar. É hora de somar forças e dar um basta nos ataques aos trabalhadores”, diz.
 
Para o presidente da Nova Central - SP, Luiz Gonçalves (Luizinho), o movimento sindical precisa “mostrar que a classe trabalhadora não aceita passivamente a situação em que o País se encontra”. “Temos desemprego em massa, ataque aos direitos trabalhistas e ao movimento sindical. E ainda tem o risco da reforma da Previdência”, aponta Luizinho.
 
Eleição - O movimento também será marcado pela conscientização popular sobre o processo eleitoral. Segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), as Centrais escolheram como tema dos protestos a defesa dos empregos, direitos e aposentadoria. Os três eixos integram a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, que está sendo entregue aos candidatos a todo o espectro de cargos eletivos nas eleições de outubro.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011