APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qui, 30 de Maio 2019 - 23:40

Educação é a arma mais forte contra o governo Bolsonaro

Por: Rede Brasil Atual - 29.05 - Gabriel Valery, da RBA

 
 
balbúrdia
 
Presidenta da UNE convoca estudantes e trabalhadores para manifestações desta quinta (30) contra cortes na Educação promovidos pelo governo
 
Na noite de terça-feira (28), o Teatro Oficina, na capital paulista, recebeu uma prévia do Festival Lula Livre, marcado para o próximo domingo (2). Durante o ato político e cultural, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, falou sobre os atos de desta quinta (30), marcados para mais de 150 cidades em todos os estados do país, em defesa da Educação, contra cortes no setor anunciados pelo governo do presidente, Jair Bolsonaro (PSL).
 
"Precisamos deixar a revolta das pessoas aparecer. Não tem mais volta, o que aconteceu no dia 15 foi histórico, e a gente precisa repetir no dia 30. Precisamos ir para a rua, chamar todo mundo para defender a Educação no nosso país porque, na minha opinião, a educação é a coisa mais poderosa contra o governo Bolsonaro, porque a educação liberta", disse Marianna, lembrando as milhões de pessoas que tomaram as ruas no último dia 15.
 
Marianna ressaltou que "a universidade é o espaço da democracia, é o espaço da liberdade. A universidade é o espaço do questionamento e tudo isso faz eles terem ódio. Por isso eles têm ódio das universidades, das escolas". A líder estudantil lembrou da audiência pública realizada na quarta-feira passada, quando o ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, se recusou a ouvir os estudantes e tentou retirá-los à força da sessão, com o uso da polícia legislativa.
 
Por fim, Marianna clamou por luta pela retomada de melhores dias no setor. "Luiz Inácio Lula da Silva permitiu que a universidade não fosse apenas espaço das elites. Permitiu que a democracia, que o questionamento e que o conhecimento fossem difundidos para o nosso povo. Que as pessoas da periferia pudessem sentir o gosto de sentar no banco de uma universidade."
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011