APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2020

Voltar

Ter, 17 de Março 2020 - 18:36

Apeoesp recomenda aos professores não comparecer às escolas por causa do coronavírus

Por: Portal CUT - 16.03

 
 
Sindicato dos professores ingressa com ação judicial para que governo suspenda as aulas imediatamente para evitar propagação do coronavírus (Codiv19).
 
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) ajuizou ação judicial para que as atividades docentes e discentes na rede estadual de ensino sejam suspensas de imediato e não somente na sexta-feira, como planeja o governo do Estado. A medida visa evitar a progressão do contágio pelo coronavírus (Codiv 19) no Brasil e no estado de São Paulo.
 
Segundo o sindicato, a razão para a suspensão das atividades escolares é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que sejam evitadas aglomerações, o que é impossível no sistema educacional de São Paulo, já que as escolas estaduais possuem salas superlotadas, nas quais, muitas vezes, a distância entre um estudante e outro é inferior a um metro.
 
A Apeoesp denuncia ainda que o governo estadual não garante nas escolas sabonete, álcool gel e outros materiais necessários à higiene de estudantes, professores, funcionários e visitantes, dificultando a prevenção e facilitando o contágio.
 
Há, também entre professores e funcionários, muitas pessoas que fazem parte do grupo de risco, pela sua idade (a partir de 60 anos). E, por isso, a suspensão das aulas é fundamental.
 
A presidenta da Apeoesp e deputada estadual pelo PT, professora Bebel,  recomenda que os professores não compareçam às unidades escolares já a partir desta segunda-feira (16). Ela alerta que mesmo comparecendo nas escolas, os profissionais da educação ainda assim terão que repor essas aulas, pois a atividade letiva só se caracteriza pela presença do estudante na sala de aula, o que não deve ocorrer em larga escala a partir desta terça-feira (17).
 
"Devemos ser responsáveis conosco, com nossas famílias, com nossos estudantes, com a sociedade em geral. Cada um de nós pode ser um transmissor em potencial e precisamos deter a propagação desse vírus", ressalta a presidenta da Apeoesp.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011