APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Acessar Cadastre-se

NOTÍCIAS 2020

Redes Sociais Twitter YouTube RSS

Compartilhe: Imprimir

Voltar

Qui, 19 de Março 2020 - 11:45

João Felício, uma vida espetacular

Por:

Lembro-me de nos idos da década de 90 ter sido incentivado por ele a fazer uma fala pública em congresso para defender nossa tese. Devo a ele minha iniciação como dirigente sindical.  Suas argutas análises de conjuntura e o reconhecimento do movimento sindical internacional é que ficarão em nossa memória e sentimentos. Um líder inconteste teve, usando um termo de que gostava, uma das mais belas experiências de vida e de luta ao participar ativamente da construção da resistência à ditadura no seio do movimento dos professores e professoras, assim como por uma educação pública de qualidade.

Foi presidente de duas entidades que estão desde o final da  década de 70 (Apeoesp) e meados da de 80 (Cut) no combate por um país mais justo e solidário. Parte num momento em que sua enfermidade não o impedira  de travar intensa batalha contra o fascismo e o neo liberalismo atualmente vigente em nosso pais. Lutava contra dois cânceres: um no seu organismo, outro no poder. Um socialista que sempre criticou os socialismos soviético e chinês por impossibilitarem a organização e manifestação da classe operária. Esse era seu compromisso de classe.  Um socialista a quem o Brasil deve referenciar e que teve uma vida espetacular, outro termo recorrente em seu vocabulário.  Deixo um abraço intensamente fraternal à sua companheira, Léa Francischoni, professora da FFLCH USP,  geógrafa como eu e a quem também devo muito do meu perene aprendizado.

João Felício Presente.

 

Roberto Guido
(Secretário de Comunicações da APEOESP)

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011