APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2020

Voltar

Seg, 17 de Fevereiro 2020 - 16:33

Professores em luta por um Brasil melhor

Artigo: Deputada Bebel

Por: Portal Mariliense - 14.02

 
 
 
Em uma conjuntura de dificuldades e retrocessos, na qual nos encontramos em assembleia permanente para defender o direito à aposentadoria, ameaçado pelos projetos de reforma da previdência de Doria, e em plena campanha salarial e educacional, realizamos com grande êxito a VII Conferência Estadual de Educação e o XXVI Congresso Estadual da APEOESP.
 
Na abertura, realizamos uma emocionante homenagem a Marielle Franco, Vereadora do Rio de Janeiro covardemente assassinada em março de 2018, juntamente com seu motorista, Anderson Silva, por ser lutadora pelas causas populares, contra a violência policial, pelos direitos do moradores da periferia, pelas mulheres, pelas pessoas Lgbtqi+ e tantas outras causas. Juntamente com seu pai, Antônio Francisco da Silva Neto, pudemos expressar coletivamente o que nos move a resistir e a lutar. E em nossa luta Marielle estará sempre presente.
 
Recebemos também uma comovente mensagem em vídeo do ex-Presidente Lula, que simboliza toda a trajetória do povo brasileiro em busca de justiça, cidadania, direitos, conhecimento, trabalho e salários dignos, enfim, uma vida melhor, plena e feliz. Nesse momento, as Delegadas e os Delegados presentes também lhe prestaram homenagem e, sobretudo, firmaram mais uma vez o compromisso de lutar pela anulação dos processos ilegais que pesam sobre ele e pela restituição de seus direitos políticos.
 
Nossa Conferência e Congresso se iniciaram e se encerraram em clima de unidade, expressando a mais profunda disposição de luta da nossa categoria por educação pública, gratuita, laica, inclusive, de qualidade. Por condições de trabalho e valorização profissional. Enfim por todos aqueles direitos e reivindicações que estão expressos no Plano de Lutas que integra o conjunto de resoluções compiladas nesta publicação.
 
O Plano de Lutas aprovado, assim como todas as demais resoluções, são o guia para a nossa ação e para os debates e campanhas que a APEOESP promoverá, sempre articulada com os demais profissionais da educação, estudantes, pais, movimentos sociais e centrais sindicais, com todas os demais segmentos e representações sociais dispostos a defender a escola pública e um projeto nacional e estadual que promova, antes de tudo, justiça e humanidade.
 
Não poderia também, neste momento, deixar de me referir às absurdas declarações do Ministro da Economia, Paulo Guedes, desqualificando os servidores públicos como parasitas e, em outro momento, tentando esconder o desastre da política econômica do governo federal, ao afirmar que a alta do dólar (no mais alto patamar da história) seria benéfica para o país. Demonstrando preconceito e despreparo, afirma que com o dólar a preço baixo, "empregadas domésticas iam para a Disney".
 
Não é este o país que queremos e, por isso, o Congresso da APEOESP soube se posicionar perante os problemas que estão colocados para nós, professores, como profissionais da educação, servidores públicos, cidadãos e cidadãs que lutam por um país melhor.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011