APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Seg, 27 de Abril 2015 - 17:45

Black blocks agridem repórteres e cinegrafistas durante protesto de professores em SP

Por: Portal Imprensa - 24/04

Na última sexta-feira (24/4), um câmera do SBT e três profissionais da TV Globo foram agredidos física e verbalmente durante a cobertura do protesto de professores da rede estadual em São Paulo. Segundo Apeoesp, sindicato dos professores do estado de SP, manifestantes e policiais militares, os agressores eram black blocks infiltrados no ato.

Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), cerca de 70 pessoas cercaram a repórter Michele Barros, da Globo, e o cinegrafista e o produtor que a acompanhavam, gritando "A verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura". Os três entraram em um bar para escapar da hostilização. 

Quando perceberam que a ação foi filmada por outros câmeras, os agressores jogaram sacos de lixo jogados nos profissionais. Um cinegrafista do SBT foi atingido na cabeça e revidou, mas foi derrubado no chão. Ele recebeu chutes, socos e teve seu equipamento quebrado. Outros dois câmeras também tiveram o equipamento danificado. Membros da Apeoesp ajudaram os jornalistas a deixar o local.

Em nota, a Abraji repudia os atos de agressão e exige os responsáveis sejam identificados e punidos com severidade. "Se a Polícia Militar foi capaz de confirmar a informação de que eram black blocs, deve ser capaz de aplicar-lhes as sanções cabíveis", diz texto. A entidade lembra ainda que tais grupos precisam compreender que "agredir um jornalista e impedi-lo de fazer seu trabalho é uma violência contra eles próprios e à democracia".

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011