APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Seg, 20 de Outubro 2014 - 18:05

"Dança da chuva" dos desinformados de São Paulo é nesta terça (21)

ATIVIDADE: terça-feira (21/10) - 16h00 - Praça da Sé

Por:

"Dança da chuva" dos desinformados de São Paulo é nesta terça (21)

Falta de água atinge residências, comércios e hospitais

Desinformados de toda São Paulo estão convidados a participar da ‘dança da chuva’ que ocorrerá na Praça da Sé nesta terça (21), a partir das 16h, no centro da capital paulista. A atividade contará com a participação do povo Guarani Mbyá, comunidade indígena que vive em Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo.            

A iniciativa bem humorada usou do estereótipo, mas sem a intenção de desconsiderar a luta dos indígenas pela demarcação de terras. A proposta é mandar o recado a São Pedro e cobrar do verdadeiro responsável, Geraldo Alckimin (PSDB), a responsabilidade pela péssima gestão que provocou a maior crise de abastecimento de água da história do Estado mais rico do Brasil.

O Sistema Cantareira, que abastece nove milhões de pessoas na grande São Paulo, chegou a 3,6% da capacidade de armazenamento de água nesse domingo (19). A situação no Sistema Alto Tietê, cuja capacidade chegou hoje a 9%, também não é das melhores.

O governo de São Paulo mascara a situação desde antes das eleições e faz pronunciamentos como se a questão decorresse de fatores climáticos.  O governo não investiu nada para garantir o abastecimento de água de São Paulo, mesmo com orientação de órgãos federais como a Agência Nacional de Águas. Até a relatora especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina Albuquerque, responsabilizou Alckmin pela falta de água.

Há 11 anos, o governador foi alertado que faltaria água, caso não houvesse investimento no setor. Segundo o presidente do Conselho Mundial da Água e professor de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica (Poli) da USP, Benedito Braga, a USP trabalhou para o Comitê do Alto Tietê em um plano de recursos hídricos, em 2003 e lá já se falava das obras que era preciso realizar para ter segurança hídrica na região metropolitana de São Paulo. Em 2009, Alckmin recebeu um relatório reafirmando os alertas.

A grande imprensa trata os cidadãos como responsáveis pela economia de água, mas não apresenta transparência nos dados. Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) irá acionar nos próximos dias o Ministério Público para obrigar a Sabesp a divulgar o mapa dos bairros que estão sendo atingidos na capital e no interior de São Paulo.   

O ato é organizado pela CUT, ativistas, movimentos sociais e sindicatos preocupados com o drama da falta de água dos paulistanos, sejam trabalhadores, crianças, jovens ou idosos. O problema já afeta residências, comércios, fábricas, escolas e até mesmo postos de saúde e hospitais que começam a ter problemas no atendimento a pacientes. 

Por isso, participe da ‘Dança da chuva’ dos desinformados.

ATIVIDADE
Quando
: terça-feira (21/10)
Horário: 16h00
Onde: Praça da Sé

Secretaria de Imprensa e Comunicação da CUT São Paulo
Secretária de Imprensa: Adriana Magalhães – Cel. 9 9159-5780
Equipe de  Imprensa: Flaviana Serafim e Vanessa Ramos
Fone: (11) 2108-9162 / 9161 / 9184

E-mail: imprensa@cutsp.org.br  Site: www.cutsp.org.br 
Facebook: www.facebook.com/cutsaopaulo
Twitter: www.twitter.com/cutsaopaulo

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011