APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Ter, 18 de Agosto 2015 - 15:01

Em Ribeirão Preto, professores lecionam sem apostilas, livros e até carteiras

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 18/08/2015

Professores de Ribeirão Preto denunciaram à Assembleia Legislativa em audiência realizada no último dia 12 o abandono da rede estadual no município. Escolas foram inauguradas no final de julho sem carteiras e até cadeiras suficientes para os estudantes matriculados. "São três novas escolas localizadas nos bairros do Flamboyant, Jócquei Clube e Parque Ribeirão que foram entregues à população como se fossem depósitos de estudantes, pois nem cadeiras têm", lamentou um professor da região.

Em outras escolas, a rotina escolar é afetada pela falta de material didático, como apostilas e livros. "Este ano não temos apostilas de História e Geografia. No ano passado, faltaram de Biologia e Matemática", conta um professor de História, que denuncia ainda que os livros didáticos que deveriam ser entregues aos estudantes têm que ser usados, em muitas escolas, em sistema de rodízio. É que, como não há livros para todos os estudantes, o material fica depositado na escola e o próprio professor distribui os livros no início da aula e os recolhe ao final, para que possam ser utilizados por outros estudantes.

Outra tática adotada pelos professores para enfrentar a falta de material didático é copiar a matéria na lousa. "É um método que deveria estar superado, mas infelizmente muitas vezes só temos mesmo lousa e giz. É uma situação generalizada.  Em Ribeirão Preto, já ouvimos falar de coordenadores pedagógicos que vão até cidades próximas buscar material didático para as escolas", denuncia o professor.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011