APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qua, 02 de Setembro 2015 - 19:33

Instituto da Cidadania lança Memorial da Democracia

Por: De EBC


O Memorial da Democracia, um portal na internet que apresenta informações históricas sobre as lutas e as conquistas na área social e de direito do país, foi lançado na segunda-feira (1º), na capital paulista, pelo Instituto da Cidadania.

O projeto foi concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, artistas e pesquisadores, e ainda está em construção. Ao todo serão 11 módulos, do Brasil colônia ao século 21. Inicialmente, o site traz dois módulos sobre os períodos mais recentes da história do Brasil.

O primeiro, de 1964 a 1985, registrou a resistência dos brasileiros contra a ditadura militar, o terror do Estado e a retomada das lutas sociais. O segundo módulo, de 1985 a 2002, mostra a reconquista da democracia, a luta popular por direitos e a agenda social do país.

O presidente do instituto, Paulo Okamotto, disse, durante a cerimônia de lançamento, que é importante apresentar a história do país na visão dos trabalhadores. Ele destacou que a democracia, cuja luta está retratada no memorial, significa liberdade, tolerância e também combate à corrupção.

No memorial virtual, toda a sociedade poderá acessar textos, fotos, charges, desenhos, cartazes, panfletos e documentos, fac-símiles de notícias da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos.

O ex-presidente Lula, durante o lançamento, afirmou: “A democracia não é uma coisa simples de compreender. A democracia não é uma coisa que está dada, ela precisa ser trabalhada. São valores que nós precisamos convencer as pessoas todo dia, porque, às vezes, elas só se dão conta da importância da democracia quando perdem a democracia”.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011