APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qua, 22 de Abril 2015 - 15:27

Professores em greve vão 'envelopar' secretaria durante negociação na quinta-feira

Na quarta-feira (22), categoria participa de audiência pública na Assembleia Legislativa e haverá caravana para Brasília para atos contra PL 4.330

Por: Rede Brasil Atual - 18/04

Assembleia no vão livre da Masp aprovou continuidade da paralisação iniciada em 13 de março

Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo, em greve desde 13 de março, definiram em assembleia ontem (17) novo calendário de mobilização. Na quinta-feira (23), a diretoria do sindicato da categoria (Apeoesp) vai se reunir com o secretário de Educação do governo de Geraldo Alckmin (PSDB), Herman Jacobus Cornelis Voorwald, para discutir a pauta de reivindicações. Durante a reunião, os professores vão se concentrar em frente à sede da secretaria, na Praça da República, onde realizarão o “envelopamento” do prédio com os holerites. Eles reivindicam aumento salarial de 75,33%.

Na véspera, uma caravana de professores seguirá para Brasília para participar dos atos convocados pelas centrais sindicais contra o Projeto de Lei 4.330, que legaliza a terceirização. Também serão realizadas reuniões dos comandos de greve regionais e a categoria vai participar de audiência publica no plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

 Ontem, após a assembleia que decidiu pela continuidade da paralisação, no vão livre do Masp, na avenida Paulista, os professores saíram em passeata pela avenida 23 de Maio, chegando à Praça da República, onde se juntaram ao Ato Unificado do Funcionalismo, convocado pela Fórum do Funcionalismo Público.

Para a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, o descontentamento dos servidores de diferentes categorias mostra que o problema que envolve não só os trabalhadores, mas a população. "Queremos valorização, afinal, nós prestamos serviços à sociedade, que tem por direito um serviço público de qualidade."

Por meio de nota à imprensa, ontem, a Secretaria da Educação lamentou "a insistência de uma única entidade em continuar uma greve política, desnecessária e que permanece com baixa adesão". A secretaria informou que o índice de comparecimento de professores foi de 93% nas salas de aula durante a semana, número contestado pela Apeoesp, que calcula a adesão em 70%. "A pasta se mantém disposta a negociar e tem nova reunião agendada com a Apeoesp para o dia 23 de abril, o sexto encontro apenas este ano."

O coordenador do Fórum do Funcionalismo, que é diretor da Apeoesp e vice-presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, criticou a postura do governo Alckmin, que não respeita a data-base, em 1º de março. As reivindicações comuns do funcionalismo são cumprimento da mesa de negociação coletiva no serviço público; reajuste do tíquete-refeição; reposição de perdas salariais e aumento real de salários; cumprimento da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre a negociação coletiva no setor público; fim da terceirização e da privatização; contratação por meio de concurso público; defesa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e do Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) e retorno de suas gestões à Secretaria Estadual de Saúde.

Calendário de mobilização

Quarta-feira (22):

Caravana a Brasília para atos contra o PL 4.330
Manhã – reuniões dos comandos de greve regionais
Tarde – Audiência publica no plenário Juscelino Kubitschek, Alesp

Quinta-feira (23)
7h – fechamento das principais rodovias estratégicas no estado
11h – vigília na Praça da República, durante a reunião da Apeoesp com o secretário da Educação
Tarde – assembleias regionais

Sexta-feira, 24
Assembleia estadual, às 14h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista

Com informações da Apeoesp e Agência Brasil

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011