APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Ter, 01 de Julho 2014 - 12:48

Só 12% dos professores brasileiros se consideram valorizados pela sociedade

Apesar de não se sentirem valorizados, docentes do País estão entre os que mais trabalham: são 25 horas de aulas por semana

Por: IG - 01.07 - (As informações são da Agência Brasil)

 

Somente 12,6% dos professores brasileiros se consideram valorizados pela sociedade. A proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%. Mesmo assim, a maioria está satisfeita com o emprego.

Os dados são Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Eles foram apresentados na semana passada. Participaram do estudo da OCDE cerca de 100 mil professores e diretores escolares de aproximadamente 30 países.

Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional.

Além dessas informações, a publicação também mostra que nos países em que os professores se sentem valorizados, os resultados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) tendem a ser melhores.

Quanto à formação, mais de 90% dos professores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental concluíram o ensino superior, mas cerca de 25% não fizeram curso de formação de professores.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados serão incorporados aos dados do Censo Escolar e das avaliações nacionais, para que se possam criar descrições ainda mais detalhadas da situação educacional brasileira.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011