APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 23 de Agosto 2018 - 21:42

Acesso à escola impede reincidência de jovens infratores, aponta estudo

Revista Fórum - 22.08 - Charles Nisz

 
Segundo o estudo, 67% dos adolescentes não frequentavam a escola antes da internação. Após deixaram a Fundação Casa, 30% dos adolescentes não retornaram para a escola e apenas 18% conseguiram emprego
 
A maioria dos jovens infratores que cumpriram pena sócio-educativa não frequentavam a escola e poucos deles conseguem emprego após terem passado pela Fundação Casa. Essa é a conclusão do estudo Aí Eu Voltei Para o Corre – Estudo da Reincidência Infracional do Adolescente no Estado de São Paulo, divulgado nesta semana pelo Instituto Sou da Paz, cujo intuito era analisar a eficácia das ações daquela entidade no ressocialização dos menores.
 
De acordo com o estudo, 86% dos jovens entraram em conflito com a lei por roubo ou tráfico de drogas. Ana Carolina Pekny, pesquisadora do Instituto Sou da Paz, comenta que o artigo 122 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não prevê a internação de jovens apreendidos por tráfico ou ato infracional grave.
 
Também segundo o estudo, 67% dos adolescentes entrevistados não frequentavam a escola antes da internação. Após deixaram a Fundação Casa, 30% dos adolescentes não retornaram para as instituições de ensino e apenas 18% conseguiram emprego após a internação. Poucos desses jovens conseguiam falar sobre projetos de vida ou planos para o futuro, segundo a pesquisadora.
 
Conforme Ana Carolina, quase 70% dos adolescentes estavam foram da escola quando foram detidos. Isso acontece antes dos 14 anos e muitos estavam até cinco anos atrasados na escolaridade ideal. A volta à escola também é complicada, pois os ex-infratores são estigmatizados e, às vezes, a própria escola nega a matrícula deles. Um terço dos reincidentes nem voltaram à escola.O documento ainda traz um conjunto de recomendações para a Fundação Casa e para o Estado, visando aprimorar a implementação das medidas socioeducativas. A pesquisa completa pode ser acessada no site do Instituto Sou da Paz.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011