APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 07 de Março 2019 - 18:50

Adolescente que agrediu professor na sala de aula é levado à Fundação Casa

G1 Bauru e Marília - 01.03

 
Professor de 62 anos foi agredido com socos e atingido por um caderno arremessado pelo aluno; Ele levou seis pontos cirúrgicos no rosto e mais dois no supercílio para fechar os cortes.
 
O adolescente de 14 anos que agrediu um professor de 62 dentro da sala de aula foi levado para uma unidade da Fundação Casa nesta sexta-feira (1°) após passar por uma audiência no Fórum de Lins (SP).
 
O professor Paulo Rafael Procópio, que dá aulas de história e geografia há três anos na escola estadual Otacílio Sant'anna, no Parque Alto de Fátima, foi atingido por socos e por um caderno arremessado por um aluno no dia 22 de fevereiro. Ele precisou levar seis pontos cirúrgicos no rosto e mais dois no supercílio para fechar os cortes.
 
"Estou horrorizado. A gente sempre ouvia falar em casos de violência dentro de salas de aula, mas confesso que nunca imaginei passar por isso. Já estava decepcionado com a falta de respeito dos alunos, mas essa agressão foi demais", disse ao G1.
 
A vítima antecipou seu afastamento da profissão em função da violência sofrida. Paulo já estava com o processo de aposentadoria em andamento e com finalização para o segundo semestre de 2019.
 
Apesar de deixar a sala de aula, ele garante que vai lutar pelo respeito e melhoria das condições dos professores.
 
"Vou procurar fazer qualquer coisa para ver uma mudança para o professor, porque vou parar, mas e os outros, meus amigos, que estarão na sala de aula? Vou atrás de fazer alguma coisa para meus colegas", comenta a vítima.
 
Outros casos
Em menos de uma semana, outros três casos de agressão de alunos contra professores foram registrados na cidade, mas, segundo os professores, as agressões verbais são diárias.
 
O último levantamento realizado pela Apeoesp - o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, divulgado no ano passado, apontou que mais da metade dos professores já sofreu algum tipo de agressão.
 
Um dos casos foi da professora de 53 anos, da mesma escola do professor Paulo Rafael Procópio, que saiu correndo da sala de aula, após ser ameaçada por um aluno de 12 anos.
 
Além dos dois casos registrados na EE Octacílio Sant'Anna, no Parque Alto de Fátima, um professor de 41 anos e um cuidador, de 23, foram agredidos por um aluno de 12 anos na EE Fernando Costa, no centro de Lins.
 
O coordenador da subsede da Apeoesp em Lins, Laércio Rorigues, é marido da professora que foi agredida nesta semana. Para ele, as famílias precisam participar mais da vida escolar dos filhos. "A gente entende que a criança tem direito à escolas, mas nós precisamos das famílias do nosso lado."
 
O Conselho Tutelar de Lins também está acompanhando a situação e vai intensificar as ações. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que é pioneira em enfrentar questões de relacionamento entre professores e alunos e que está investindo em educadores-mediadores pra prevenir estes desentendimentos.
 
Já a Diretoria Regional de Ensino informou que integrantes do grêmio escolar - professores e gestores - estão se reunindo pra traçar estratégias e realizar ações pedagógicas pra valorizar a escola e restaurar o clima de paz e respeito na comunidade.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011