APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Sex, 22 de Setembro 2017 - 16:00

Adolescentes invadem escola e professor é ameaçado com arma em São Carlos, SP

G1 São Carlos e Araraquara

 
Polícia Militar foi chamada e consegui deter um dos menores na tarde desta quinta-feira (21). Um deles estava envolvido na agressão a outro professor no dia 12.
 
Três adolescentes invadiram a Escola Estadual Professor Orlando Perez e um deles ameaçou um professor com uma arma, na tarde desta quinta-feira (21), no bairro Cidade Aracy 2, em São Carlos (SP). Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar localizou e deteve um menor de 14 anos que teria ameaçado o docente.
 
Segundo a PM, testemunhas relataram que os três eram ex-alunos e um deles estava envolvido no caso de agressão a um outro professor no dia 12 deste mês. O carro dele também foi depredado na ocasião.
 
Invasão de escola
 
Segundo informações da polícia, os jovens teriam pulado o muro da escola durante o intervalo das aulas e, ao serem questionados por um professor, eles teriam afirmado que estavam no local para “olhar meninas”. 
 
O funcionário pediu para que o grupo se retirasse e os jovens mostraram uma arma para ele. Em seguida, eles pularam o muro para sair da escola.
 
A polícia foi chamada e conseguiu deter o menor armado. O adolescente, que tinha sido expulso da escola por envolvimento na agressão do professor, foi levado para o Plantão Policial. A arma ainda não foi encontrada. Um outro jovem já foi identificado, mas ainda não foi localizado. 
 
"O que estava armado deve ser encaminhado para o Núcleo de Atendimento Integrado (Nai) e depois para a Fundação Casa. Os outros também serão localizados e punidos. A grave ameaça já possibilita a internação. Nós vamos retornar a uma situação de não violência nas escolas", afirmou o promotor da Infância e Juventude Mário Correia de Paula.
 
A mãe do adolescente detido, que preferiu não se identificar, disse que o filho não tinha revólver. “Ele falou que foi buscar a namorada na escola. Ele não dava trabalho, foi só se misturar com esse bando. Nunca imaginei essa situação”, lamentou.
 
Em nota, a Diretoria de Ensino de São Carlos informou que os jovens mencionados não são alunos da escola. As aulas não foram interrompidas.
 
Professor agredido
 
No dia 12 de setembro, um professor de 48 anos foi agredido e teve o carro danificado por alunos da Escola Estadual Professor Orlando Perez, após repreender os alunos que haviam pulado o muro da escola e tentaram entrar na quadra de esportes durante a aula de educação física. 
 
Na saída, o docente estava entrando no carro quando foi abordado por um dos estudantes, sendo agredido com soco e chute. O professor voltou para o prédio da escola e o aluno o atingiu com um tijolo.
 
Depois, os alunos depredaram o carro do docente, que teve o vidro frontal quebrado, os pneus murchados e a lataria riscada com ameaças como “vai morrer” e outras ofensas. Os alunos envolvidos no caso foram suspensos.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011