APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 29 de Agosto 2013 - 14:00

Aluna agredida em pátio quer mudar de escola em São Miguel Arcanjo

Ela se envolveu em uma confusão com outra adolescente.
Motivo da briga seria ciúmes de um ex-namorado.

Do G1 Itapetininga e Região - 28/08

A adolescente de 14 anos que foi agredida por outra garota dentro do pátio da Escola Estadual Nestor Fogaça em São Miguel Arcanjo (SP), deseja mudar de escola em breve.
Ela afirma o que sentiu no momento da confusão: "Eu fiquei meio em choque, assim, por tudo o que aconteceu. Porque eu não tive reação nenhuma na hora ali do fato. Pedi pra ligar para minha mãe, porque eu não queria mais ficar ali, nem quero mais continuar estudando lá".
Um vídeo feito por um celular feito no momento da briga, durante o intervalo das aulas na manhã desta terça-feira (27), mostra que a aluna levou socos, tapas e pontapés nos braços, barriga e cabeça. O vídeo também mostra que uma terceira pessoa intercede tentando separar as envolvidas. As imagens foram enviadas através do aplicativo TEM Você.
De acordo com a garota, a causa da confusão seria ciúmes de um ex-namorado da agressora. A aluna que socou e chutou a garota acredita que a jovem teria “dado em cima” do rapaz. “Foi tudo Por causa do namorado dela, só que assim: eu nunca fiquei com o namorado dela e nem falava com ele direito“, afirma a adolescente que não quis se identificar.
O pai da aluna agredida resolveu registrar um boletim de ocorrência. Ele aguarda que sejam tomadas providências por parte da escola e da polícia, que deve ouvir os envolvidos nos próximos dias. “Eu fiquei indignado, porque a gente manda os filhos para escola achando que está indo para um lugar seguro e não é isso o que acontece. Espero que as pessoas responsáveis e os educadores tomem a providência nesse sentido, e que outras crianças não sofram o que minha filha sofreu“, completa.

Posição da Secretaria Estadual de Educação

O G1 procurou a Secretaria Estadual da Educação que afirmou, por meio de nota, repudiar o ato de violência. A secretaria também informou que todas as medidas cabíveis à direção escolar foram tomadas.
Segundo a nota, assim que constatada a situação, uma agente de organização escolar, responsável por acompanhar os estudantes no pátio, interveio na briga. Imediatamente após o ocorrido, os responsáveis pelas alunas foram acionados para que tomassem conhecimento do fato e das medidas disciplinares adotadas. Uma das estudantes foi suspensa por três dias.
Além disso, o Conselho de Escola foi reunido para reforçar as ações preventivas e educativas desenvolvidas na unidade de ensino. Ainda segundo a secretaria, a escola não tem histórico de brigas e agressões e o episódio contrasta com a rotina escolar.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011