APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qua, 05 de Novembro 2014 - 12:32

Aluna agride colega em escola e faz ameaça: 'Da próxima vez vai ser pior'

Agressão aconteceu durante o intervalo das aulas em Piedade, SP. 'Minha filha nem reagiu', diz mãe da vítima.

Uma estudante de 14 anos foi agredida dentro de uma sala de aula da Escola Estadual Professora Maria Ignes Araujo Paula Santos, na Vila Moraes, em Piedade. O caso aconteceu no dia 29 de outubro, mas apenas nesta segunda-feira (3) a mãe da vítima procurou a polícia e registrou o boletim de ocorrência. A agressão foi filmada por outro estudante que não teve a identidade divulgada e está sendo compartilhada por meio de aplicativos de celular entre os alunos. (Veja o vídeo acima)

No vídeo é possível ver que a agressora se aproxima da vítima enquanto ela está sentada e começa a discutir. "Todo mundo tá falando que você falou mal meu [sic]. Ontem uma menina chegou e falou que você não tem medo de bater em mim. Vem bater então. Vem bater então", diz.

A outra menina tenta argumentar, mas logo em seguida a agressora a segura pelos cabelos, e a derruba da cadeira.  A vítima recebe socos e tapas no rosto, enquanto afirma várias vezes que não falou mal da colega. Antes de voltar para o lugar, a agressora ainda faz uma ameaça: "Da próxima vez vai ser pior".

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela mãe, os estudantes estavam em horário de intervalo e a vítima estaria fazendo lição quando a agressora começou a discussão. “Ela começou a falar que eu estava falando mal dela, mas eu nem converso com a menina”, diz a vítima em entrevista ao G1.

Quando o professor aparece na gravação, a briga já tinha terminado. “Ele chegou na sala, viu a menina me batendo e disse para ela parar, mas não fez nada. Eu saí correndo para a sala da diretora. Estava muito nervosa então não voltei para a sala de aula”, conta.

Segundo a mãe da vítima, ela não teve ferimentos aparentes. “Quando fiquei sabendo da agressão achei que fosse um tapa, mas quando recebemos o vídeo alguns dias depois pelo celular eu fiquei desesperada e comecei a chorar. A minha filha nem reagiu”, afirmou ao G1.

A mãe da vítima, que trabalha como auxiliar de limpeza, defende a versão da filha, que nega que tenha falado mal da estudante que a agrediu. “Nós morávamos em Sorocaba(SP) e nos mudamos para Piedade em maio. Ela é nova na escola”.

Medo

A auxiliar agora diz que espera uma punição para a agressora. “Fora o constrangimento, a moral da minha filha está baixa, ela não quer ir mais para a escola porque está com medo. Eu prefiro que ela perca o ano do que perca a vida, porque no fim do vídeo ela [a estudante agressora] ainda faz ameaças.”

A mãe esteve na delegacia, onde foi registrado ato infracional. Nos próximos dias o caso será encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude. A menina acusada das agressões não foi encontrada para comentar o vídeo.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Votorantim afirmou que “repudia qualquer ato de violência”. Diz também que um supervisor de ensino foi designado para acompanhar o caso e “averiguar a conduta da direção da unidade, assim como os responsáveis e as alunas foram convocados para uma reunião. O Conselho Escolar irá decidir com base no regimento interno da escola a punição para a estudante agressora”.

A nota também informa que a unidade conta com o professor-mediador, profissional presente na rede estadual de ensino capacitado para identificar vulnerabilidades e traçar estratégias preventivas aos conflitos.

Em setembro, um caso semelhante dentro de uma escola na zona norte de Sorocaba (SP) mobilizou a região. A estudante Júlia Apocalipse, de 13 anos, sofreu várias lesões e perdeu dois dentes depois que apanhou de uma jovem de 16 anos na escola estadual Hélio Del Cistia, no Jardim São Guilherme. A adolescente passou por tratamento dentário e atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Educação, ela recebe atendimento pedagógico em casa.

Jomar Bellini Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011