APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 12 de Março 2020 - 16:21

Avaré: apreendidas armas com jovens suspeitos de planejar ataque a escola

JCNET - 12.03

 
 
 
Secretarias da Segurança Pública e da Educação trabalham para minimizar riscos de violência e agressões no ambiente escolar
 
As Polícias Civil e Militar cumpriram nesta quarta-feira (11) mandados de busca nas residências de três adolescentes suspeitos de planejar ataque a uma escola pública de Avaré (120 quilômetros de Bauru), localizada no bairro Bonsucesso. Eles eram monitorados pelo Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar, após denúncias e a identificação de postagens em redes sociais e informações com ameaças a estudantes e profissionais da educação (leia mais abaixo).
 
Nos endereços, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram apreendidos uma arma de fogo de calibre 22, com silenciador, uma arma de pressão, um simulacro de pistola, sete munições de calibre 38, dois canivetes, uma faca, 15 lâminas de bisturi, máscaras e celulares com mensagens alusivas a ataques ocorridos em ambiente escolar. O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Avaré e o Conselho Tutelar foi acionado. O pai de um dos jovens foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e aguarda audiência de custódia. Os adolescentes foram encaminhados à Vara da Infância e Juventude com pedido de apreensão e as investigações prosseguem para esclarecer os fatos.
 
MASSACRE DE SUZANO
 
A ocorrência de Avaré foi registrada dois dias antes do massacre em uma escola de Suzano completar um ano. No dia 13 de março de 2019, os atiradores Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro invadiram a Escola Estadual Professor Raul Brasil e mataram cinco estudantes e duas funcionárias. O episódio chocou o País.
 
ESCOLA MAIS SEGURA
 
Em julho do ano passado, o Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Escola mais Segura, um pacote de medidas para reforçar a segurança em unidades de ensino estaduais por meio da Polícia Militar.
 
Na ocasião, foi criado o Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), que conta com servidores da educação e da PM. O gabinete integrado contribui para o planejamento das estratégias de segurança tanto nas sedes administrativas quanto nas unidades escolares, em parceria com a SSP.
 
Outra medida do Escola Mais Segura foi a integração entre as câmeras de segurança das escolas da rede estadual com o Centro de Operações Integradas (COI), que reúne outros setores, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011