APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 08 de Agosto 2019 - 15:12

Criminosos roubam computadores de escola estadual em Guarulhos, na Grande SP

Por: César Menezes e André Graça, SP2 - SPTV - 07.08

 
Cerca de 1.100 alunos tiveram aulas de informática suspensas por tempo indeterminado; é a 15ª escola atacada este ano na região metropolitana de São Paulo.
 
Criminosos invadiram a escola estadual Professor Viana de Souza, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na madrugada de terça-feira (7) e furtaram todos os computadores utilizados pelos estudantes. É a 15ª escola atacada este ano na região metropolitana de São Paulo, segundo um levantamento feito pela produção do SP2. Cerca de 1.100 alunos tiveram as aulas de informática suspensas por tempo indeterminado.
 
Câmeras de segurança mostram o momento em que os ladrões entram pelos fundos da escola, sobem um lance de escada e vão direto para a sala de informática. Um dos criminosos sabia onde ficava a câmera de segurança e virou a lente para a parede.
 
Em seguida, eles aparecem atravessando o refeitório carregando um equipamento de cada vez. Cerca de 1 hora e 20 minutos depois, um dos ladrões abre o portão da frente para que um carro branco entre. Os equipamentos são colocados dentro do veículo e os criminosos vão embora.
 
Ao todo, 27 computadores e monitores foram levados. Os criminosos só deixaram os mouses, teclados e estabilizadores.
 
Os professores da escola tinham um carinho especial pela sala de informática. Antes das férias, eles haviam feito uma vaquinha para substituir os mouses que estavam estragados.
 
A direção da escola registrou um boletim de ocorrência e chamou a Polícia Militar, mas de acordo com eles, os policiais militares não entraram na escola e a perícia também não apareceu. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que todas as circunstâncias relacionadas ao caso serão apuradas.
 
Insegurança
A escola estadual Professor Viana de Souza, em Guarulhos, é a 15ª escola atacada este ano na região metropolitana de São Paulo, segundo um levantamento feito pela produção do SP2.
 
Furto e Vandalismo em escolas: 
 
São Paulo –> 5 casos 
Santo André -> 4 casos 
Guarulhos –> 2 casos 
Osasco –> 1 caso 
Cajamar –> 1 caso 
Poá –> 1 caso 
Mauá –> 1 caso
 
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que em julho, o estado lançou o programa escola mais segura para aumentar a segurança na rede estadual de ensino.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011