APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Seg, 18 de Junho 2018 - 16:43

Em cinco meses, 200 casos de vandalismo são registrados em escolas de Sorocaba

Por Eduardo Rodrigues, TV TEM

 
 
Além de quebrar portas, janelas e arrombar os armários das salas de aula, vândalos também levam itens de cuidados dos bebês. Em 2017, 260 ocorrências foram contabilizadas.
 
O número de invasões, depredações e furtos nas escolas municipais de Sorocaba (SP) no primeiro semestre de 2018 é quase igual a todos os casos do ano passado inteiro. Segundo os registros, até maio foram 200 situações de vandalismo. O número chega perto do total de 2017, quando 260 ocorrências foram contabilizadas.
 
Além do prejuízo, a ação de vândalos traz insegurança para os pais. A Escola Municipal "Leda Therezinha Borghesi Rodrigues", na zona norte da cidade, foi invadida em maio, quando os vândalos colocaram fogo no local e destruíram brinquedos, cadeiras e material escolar.
 
As mães de crianças matriculadas na escola contaram à TV TEM que, para terem acesso ao local, os criminosos arrombaram e levaram parte de um portão que fica em um terreno da prefeitura, no fundo do prédio.
 
Apesar de ter acontecido há quase um mês, o portão continua aberto, o que facilita a entrada de qualquer pessoa à escola. "Todas as mães estão indignadas com o descaso", conta a dona de casa Adriana Flausino.
 
A Prefeitura de Sorocaba informou que o local do portão da Escola Municipal "Leda Therezinha Borghesi Rodrigues" está isolado e que os procedimentos para troca já começaram.
 
Segundo as mães, o Centro de Educação Infantil da Vila Barão foi invadido quatro vezes em uma semana. Além de quebrar portas, janelas e arrombar os armários das salas de aula, os vândalos também levaram itens de cuidados dos bebês.
 
A dona de casa Talita Sandrete conta que as crianças não têm mais equipamentos, como televisão e DVD, além dos itens de cuidados. "Da última vez foram cobertores e brinquedos. Leveram pertences das crianças, como pomada de assadura, fralda e lenço umedecido."
 
A Guarda Civil Municipal de Sorocaba, responsável pelas rondas escolares, informa que o patrulhamento é feito 24 horas por dia para tentar inibir a ação dos vândalos.
 
"Primeiramente é um trabalho de inteligência, como, por exemplo, estabelecimento da definição de incidência de casos. Feito isso, nós vamos intensificar os patrulhamentos no local", explica Marcos Mariano.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011