APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Seg, 21 de Agosto 2017 - 20:10

Escola de São Vicente tem dez tentativas de assalto em dez dias

A Tribuna - Por: Mariana Fernandes

 
 
Unidade escolar sofre com ondas de violência. Nesta quinta-feira, um aluno teve a mão cortada
 
 
Estudar ou trabalhar na Escola Estadual Professor Leopoldo José de Sant'Anna, no Parque Bitaru, em São Vicente, virou teste de coragem, seja na hora da entrada, da saída, ou mesmo durante o período de aulas. Isso porque, a unidade escolar foi palco de ao menos dez tentativas de assaltos nos últimos dez dias.
Os últimos registros ocorreram nesta quinta-feira (17). Por volta das 7 horas, um aluno teve a mão cortada por estilete. Cerca de 15 minutos depois, uma professora quase teve o carro roubado por um criminoso.  
 
Segundo uma funcionária, que não quer se identificada, a escola recebe por dia mais de 2 mil pessoas entre alunos e funcionários. Todos se sentem vulneráveis à violência. "Sempre tivemos tentativas de assalto, mas nunca como nesses dez dias. Nós chamamos a polícia, eles vêm aqui, porém, não conseguimos registrar o boletim de ocorrência porque não há a opção de tentativa de assalto no site da Secretaria de Segurança Pública".   
 
Para a funcionária, a falta de ronda no local deixa os criminosos cada vez mais ousados. "Eles sabem que não vai acontecer nada, por isso continuam tentando roubar. O fato de não conseguirmos registrar o boletim só piora a situação". 
 
Insegurança
 
A servidora conta que já cobrou o Poder Público, mas a única resposta que recebeu é de que o Estado possui apenas uma ronda escolar para 40 escolas. "Nós vivemos com medo. Não há registro de professores que tenham deixado de dar aula por causa da insegurança, porém, pedimos que haja policiamento ao menos na entrada e saída dos alunos". 
 
O terror vivido pelos funcionários é tanto, que segundo a funcionária, houve uma reunião na tarde desta quinta com os alunos representantes de sala para tentar achar uma solução para o problema. "Chegamos ao ponto de pensar seriamente em pagar algum policial de folga para fazer a nossa segurança nos horários mais críticos".
 
Ação do criminosos
 
Das diversas tentativas de assalto ocorridas nos últimos dias, ao menos uma, ocorrida na manhã desta quinta, as câmeras de monitoramento conseguiram flagrar.
 
Nas imagens, é possível ver o momento em que a professora para o carro em frente ao portão da garagem, desce do carro com as chaves na mão para abrir o portão e, segundo depois, um homem entra atrás dela para roubar a chave do veículo. 
 
Neste momento, dois carros estão na rua. Um motorista tenta sair do local e outro fica parado vendo a ação. O criminoso entra no carro da professora, mas ela vai atrás e tenta pegar a chave de volta.
 
O homem aponta a arma para a vítima que tenta fugir. Um funcionário sai da escola e tenta ajudar a professora. Devido ao movimento de pessoas, o bandido vai embora sem levar o veículo.
 
Outros casos
 
Segundo a servidora, nos últimos dois anos os casos de tentativa de assalto têm aumentado no entorno da escola. "Tivemos uma ocorrência de uma professora que ficou caída no chão e gritando. Por sorte, uma outra docente que estava em aula viu e a ajudou". 
 
Para ela, como o número de mulheres é maior nas escolas, os criminosos tentam se aproveitar. "Das dez últimas ocorrências, nove foram com mulheres. Hoje, um aluno de 16 anos reagiu e teve a mão cortada por um estilete do bandido". 
 
A funcionária pede que a Secretaria de Segurança Pública não esqueça de olhar para a unidade escolar. "Eu sei que o bairro aqui é um pouco perigoso, mas o que será desse País sem educação? Os professores já não tem um salário digno, luta para viver com dignidade, mas não tem segurança para trabalhar, nem tão pouco os alunos". 
 
Resposta
 
Procurada pela Reportagem para comentar a dificuldade no registro virtual de boletins de ocorrência, a Secretaria de Segurança Pública não respondeu.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011