APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Ter, 12 de Junho 2018 - 17:46

Estado de SP tem maior número de casos de agressão a professores desde 2014

Por Léo Arcoverde, Luisa Souto e Adriana Perroni, GloboNews, São Paulo

 
Foram 64 casos no primeiro trimestre deste ano. Em 2017, foram 251 casos no ano todo, segundo dados obtidos pela GloboNews.
 
O estado de São Paulo registra o maior número de agressões a professores da rede estadual no primeiro trimestre desde 2014. Obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação, os dados oficiais da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo mostram que, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 64 ocorrências de agressão. Trata-se do mais alto número para o primeiro trimestre contabilizado desde 2014.
 
Total de agressões por ano
O número do primeiro trimestre deste ano aponta um aumento até mais acentuado do que vinha sendo registrado no comparativo anual de agressões a professores contabilizadas pela Secretaria da Educação. De acordo com a pasta, 2017 registrou o maior número de casos de agressão a professor dos últimos anos. Foram 251 casos registrados, dois a mais que no ano anterior. É também o maior número desde 2014.
 
O Registro de Ocorrência Escolar é uma ferramenta on-line na qual os Diretores de Escola realizam o registro de ocorrências de cunho disciplinar e natureza delituosa no âmbito da comunidade escolar. O acesso ao ROE é efetuado a partir do portal da SEE - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
 
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo afirmou que "São Paulo é pioneiro no enfrentamento das questões de relacionamento entre professor e aluno, criando em 2009 o Sistema de Proteção Escolar que dispõe de professores mediadores, manuais de apoio, distribuídos para todas as escolas da rede estadual com orientações de como os gestores escolares devem tratar a questão e o atendimento aos professores e alunos".
 
"O número mencionado pela TV representa 0,03% do número total de docentes do Estado de São Paulo e não se trata de dados estatísticos já que o ROE - Registro de Ocorrências Escolares é um mecanismo de registro interno da Secretaria de Educação do Estado."
 
"A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo tem como premissa básica a valorização dos professores, tanto é que nessa semana nomeou 2.165 professores habilitados em concurso público. Outra medida foi garantir melhor remuneração a 33 mil profissionais do Quadro de Apoio Escolar (QAE)."
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011