APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Seg, 27 de Outubro 2014 - 13:29

Polícia investiga agressão a aluna dentro de escola estadual em Poá

Menina de 15 anos teve parte do cabelo arrancado durante briga. Família faz apelo por mais segurança.

A polícia de Poá investiga a agressão a uma estudante de 15 anos dentro de uma escola estadual. O caso aconteceu na terça-feira (21) e a família da adolescente, que tem uma ONG que trabalha com jovens do município, cobra atitudes da direção da unidade para melhorar o controle dos alunos.

A menina ficou com uma falha no couro cabeludo. As marcas da agressão estão no rosto e pelo corpo. A jovem estuda na Escola Estadual Benedita Garcia, em Calmon Viana. A  briga foi durante o horário de aula. “Uma menina me chamou e omenino estava escondido. Quando eu saí da sala ele começou a me xingar e falou que eu estava encarando ele. Ele começou a me agredir. Puxou meus cabelos e caiu bastante o meu cabelo”, relata a vítima.

Três alunos do primeiro ano estão envolvidos no caso. Leila Vieira é irmã da vítima. Ela foi chamada na escola e assistiu às gravações do circuito interno de câmeras do colégio que flagraram a ação. Ficou assustada com o que viu. “Esse jovem precisa de um tratamento. Que jovem é esse que está dentro da escola? Num atrito a gente fica nervoso e se agride, mas ele não estava nervoso. Foi uma coisa que havia sido pensada e combinada”, conta.

A família registrou boletim de ocorrência como lesão corporal. Um comunicado foi feito pela escola e relata o que aconteceu. O documento diz que a mãe do aluno agressor pediu a transferência dele.

A produção do Diário TV entrou em contato com a Secretaria estadual da Educação, pedindo um representante da escola para falar sobre o caso e saber quais atitudes vão ser tomadas para evitar que agressões não se repitam. Porém, ninguém foi autorizado a gravar entrevista.

Sandro Soares dos Santos é cunhado da aluna agredida. Ele tem uma ONG que, pelo esporte, também conscientiza crianças e jovens sobre o combate à violência. Para ele, a solução tem que vir em parceria. “Acredito que é preciso ter uma parceria no contexto social geral. Hoje eu vejo que o jovem leva para dentro da escola o que tem aprendido nas ruas. É o que deixa de ser olhado em casa. É uma coisa que nós aqui na Social Skate, que é a nossa entidade, temos como foco, o esporte, a educação e o convívio familiar”, comenta.

A irmã diz que vai lutar para que o caso seja resolvido e outros não aconteçam. Para eles, se a escola tivesse um controle maior sobre os alunos, a agressão poderia ter sido evitada. “A escola se preocupa em fazer o seu conteúdo e a sua parte. A escola tem que zelar pelos jovens enquanto eles estão lá dentro. Se tivesse acontecido algo pior, como a gente tem visto assassinatos, eles teriam feito, porque a escola não teria visto”, conclui Leila.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino disse que a Escola Estadual Benedito Garcia tem dez agentes de organização para monitorar os estudantes e que vai reforçar as ações de prevenção de conflitos  existentes na escola. Falou também que os pais dos envolvidos foram chamados para uma reunião e que os agressores foram suspensos por três dias.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011