APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qua, 04 de Setembro 2013 - 14:49

Vídeo registra confusão entre aluno e policiais dentro de escola em Itapira

Jovem filmou ação e diz que um PM chegou a ameaçar alunos com arma. Estudante foi detido suspeito de desacatar militares durante ronda escolar.

Uma internauta do G1 registrou em vídeo a confusão entre um estudante e quatro policiais militares dentro do pátio de uma escola estadual, em Itapira (SP), na noite desta segunda-feira (2). Segundo relato da estudante de 18 anos que fez as imagens, mas não quis se identificar, os militares agrediram o rapaz gratuitamente, utilizando cassetetes e até spray de pimenta na frente dos outros alunos.

O fato ocorreu na Escola Estadual Professor Cândido de Moura. As imagens monstram quatro policiais em atrito com o rapaz. Eles tentam imobilizar o jovem, que resiste e tenta se soltar. Há bastante gritaria e alunos que estão próximos à confusão pedem para os oficiais pararem e gritam que estão filmando. Alguns objetos são arremeçados contra os PMs.

Segundo a internauta que enviou o material ao VC no G1, durante a confusão, um dos policiais teria até sacado a arma e ameaçado um grupo de estudantes alegando ter sido atingido por um tijolo na briga. "Nessa hora todo mundo ficou desesperado, saiu correndo", comentou a jovem. O rapaz foi algemado e levado pelos PMs à delegacia da cidade.

A estudante relatou que a vice-diretora, que estava na escola no momento da confusão, não fez nada. Ainda de acordo com a estudante, a ação dos militares contra o rapaz foi chocante. "Ninguém quer mais estudar lá. Está todo mundo muito assustado. Vi amigas minhas chorando de desespero", conta.

Nota da Redação: O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que informou que os policiais agiram porque teriam sido desacatados pelo aluno. A pasta informou, ainda, que a coordenadora da escola acompanhou o estudante até a delegacia. Sobre a postura dos policiais dentro da instituição de ensino, a reportagem questionou a PM por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

G1 - 03.09

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011